Após anos de desenvolvimento seguinte da apresentação do conceito em 2015, a picape Hyundai Santa Cruz parece se aproximar do lançamento oficial. Em matéria publicada nesta semana, o site TheDetroitBureau.com adianta que os trabalhos relacionados ao projeto já estão sendo finalizados e que o lançamento deve acontecer no máximo entre o fim de 2020 e o início de 2021. "Acabamos de ter uma reunião para analisar o design", disse Kyung Soo Lee, CEO da Hyundai Motor America.
Construída ao mesmo estilo da Honda Ridgeline (que usa plataforma do SUV Pilot) e da Fiat Toro (base derivada do Jeep Renegade), a Santa Cruz será uma picape do tipo monobloco montada provavelmente sobre a arquitetura do New Tucson. A ideia da marca será oferecer um modelo alternativo às camionetes feitas sobre chassi e com apelo mais voltado para jovens com até 30 anos - descritos como "aventureiros urbanos" que buscam um veículo diferenciado no visual e ao mesmo tempo capaz de transportar cargas.
Pelo que se sabe até agora, a versão de produção terá cabine dupla, capacidade para levar até 5 passageiros e design carregado de agressividade. A caçamba poderá ser equipada com uma série de acessórios de fábrica, incluindo extensores, trilhos e ganchos de amarração. O espaço será suficiente para levar uma motocicleta, adiantam informantes.
Sob o capô, o conceito apresentado em Detroit tinha motor 2.0 turbodiesel de 190 cv, mas este propulsor dificilmente será oferecido na América do Norte. Dessa forma, as motorizações mais cotadas são o 1.6 turbo com 204 cv ou 2.4 aspirado de 185 cv, ambas a gasolina. Preços ficarão na cada dos US$ 18 mil, já que a ideia é posicionar a Santa Cruz abaixo das médias tradicionais de forma competitiva.
Além da Santa Cruz, a Hyundai alimenta outros planos para o segmento de picapes em nível global. Alguns rumores apontam para o lançamento de um modelo exclusivo para a América Latina, derivado do conceito Creta STC apresentado na edição passada do Salão do Automóvel. Outras especulações falam em uma picape maior, construída sobre chassi, para brigar com a Toyota Hilux em mercados da Ásia e da Oceania.
Fonte: TheDetroitBureau.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo conceito da Hyundai parece um carro que saiu do Breaking Bad
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Hyundai explica câmbio de dupla embreagem do novo Creta e reforça garantia
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Motor 1.0 turbo da Hyundai recebe atualização para novas normas de emissões
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Hyundai Tucson completa 20 anos e terá nova geração lançada em 2026