A linha CRF da Honda é exclusiva para competições. Sem homologação para as ruas, são vendidas apenas para uso em pistas fechadas e agora são apresentadas na linha 2019 com novidades principalmente na parte que importa para os pilotos profissionais.
A Honda CRF tem dois modelos (250 e 450) e cada um deles com duas versões diferentes. Em comum, todas recebem o HRC Launch Control, um sistema de controle de largada com três níveis selecionáveis (1º Muddy (lama)/Beginner (iniciante), 2º Dry (seco)/Basic ou 3º Dry/Expert) e o EMSB, um seletor de modos de condução com três níveis de entrega da força do motor para o chão - normal, suave ou agressivo.
Recebem suspensão dianteira upside-down Showa SPG 49mm, suspensão traseira Pro-Link Showa, injeção eletrônica PGM-FI, partida elétrica, bateria 12V de Li-ion, discos de freio de 260mm (dianteiro) e 240mm (traseiro) e rodas de alumínio DID pretas.
O motor da linha 250 é o monocilíndrico de 249cc (que a Honda não divulga números de potência e torque) com arrefecimento a água, duplo comando e injeção eletrônica e câmbio de cinco marchas. A CRF 250RX é derivada da 250R de motocross, com acerto diferenciado de respostas do acelerador. Seu peso é de apenas 111 kg, com soluções como um tanque de combustível de 8,5 litros em plástico. A 250R tem suspensão mais rígida e roda traseira de 19" e tanque menor de combustível (6,3 litros) e 108 kg.
As versões 450 usam motor também monocilíndrico com as mesmas tecnologias do menor e comando de válvulas único, mas com 449 cc. A CRF 450R tem novo chassi e suspensão traseira condizentes com a nova potência do motor (que, mais uma vez, não foi divulgada pela Honda), além de ter 1 quilo a menos no peso total. O guidão é ajustável em quatro posições e as ponteiras de escape são mais longas. O tanque de combustível é de titânio, ajudando no total de 112 kg.
A CRF 450RX adiciona roda de 18", tanque de combustível de plástico com menor capacidade e cavalete lateral. A X tem foco em competições mais longas, com sistema de arrefecimento com ventoinhas e câmbio de seis marchas, além de farol e painel de instrumentos com velocímetro, hodômetro, indicador de consumo e autonomia. A tabela de preços da linha CRF 2019 é:
MODELO |
PREÇO |
Honda CRF 250R |
R$40.590 |
Honda CRF 250RX |
R$43.590 |
Honda CRF 450R |
R$44.590 |
Honda CRF 450X |
R$44.990 |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Semana Motor1.com: nova Triton 2026, Hilux 2025, Tiguan nos EUA e mais
Triumph oferece até R$ 14.000 de desconto na Tiger 1200 e outras motos