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Conceitos esquecidos: Nissan Extrem foi o pontapé inicial do Kicks

SUV cupê de design ousado daria origem ao modelo mais importante da marca nos últimos tempos

Nissan Extrem

Nome: Nissan Extrem

Estreia: Salão do Automóvel de São Paulo 2012

Especificações: 1.6 turbo com injeção direta, tração dianteira ou integral. 

Nissan Extrem

O Salão de São Paulo de 2012 dos mais importantes para a Nissan do Brasil. No Pavilhão do Anhembi, a marca japonesa comemorava 10 anos de produção da picape Frontier no Paraná e anunciava o patrocínio das Olimpíadas do Rio de Janeiro de 2016. Na ocasião, a marca falou sobre a futura fábrica no Rio de Janeiro (em Resende, que seria inaugurada em 2014), mostrou o elétrico Leaf como táxi e apresentou a nova geração do câmbio CVT. Era o conceito Extrem, porém, o principal destaque da mostra. Não exatamente pelo protótipo em si, mas sim pelo que ele representava. 

Produzido a partir da plataforma V, de March e Versa, o Extrem media 3.850 mm de comprimento, 1.765 mm de largura, 1.530 mm de altura e 2.450 mm de entre-eixos - medidas inferiores às do Kicks, modelo ao qual ele daria origem. Diversos elementos visuais antecipavam como seria a versão final do SUV compacto, como a dianteira com a grade em V e os faróis espichados. O teto em cor diferente da carroceria já ditava uma tendência que se seguiria nos anos seguintes. Rodas aro 19" completavam as grandes caixas de rodas com apliques e davam mais altura ao utilitário esportivo de duas portas e quatro lugares (2+2). 

Nissan Extrem
Nissan Extrem
 

O projeto de design do Extrem foi feito no Centro de Design da Nissan nos Estados Unidos, mas com a participação da equipe brasileira - e o protótipo foi produzido por aqui. Em 2014, seria inaugurado o centro de design da Nissan no Brasil. No Salão de 2014, o Extrem deu lugar ao Kicks Concept, já mais próximo do que seria o SUV compacto de produção final. Menos ousado, principalmente na parte traseira, o Kicks trazia carroceria de quatro portas e coluna C bem menos inclinada. 

O motor do Extrem era um 1.6 turbo com injeção direta, utilizado no protótipo de Le Mans DeltaWing, com nada menos que 304 cv de potência. Segundo a Nissan, o Extrem poderia ser ofertado com tração dianteira ou integral. Mas nem o motor turbo nem a tração 4x4 chegaram ao Kicks, infelizmente...

Fotos: divulgação

Galeria: Conceito - Nissan Extrem

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