Apresentado em agosto do ano passado na Europa, a terceira geração do Porsche Cayenne chega ao Brasil em duas versões. Apesar da renovação leve no visual, com a traseira de lanternas mais finas, as mudanças no SUV alemão são mais profundas do que parece à primeira vista.
Em medidas, o novo Cayenne ficou 7,6 cm mais longo e 9 mm mais baixo, dando um visual mais esportivo e claramente inspirado no 911. O entre-eixos se mantém o mesmo, de 2.895 mm, do anterior. Mesmo assim, o SUV ficou mais leve, com ampla utilização de alumínio na carroceria e metais nobres em sua estrutura, resultando em 64,9 kg a menos na balança. Até mesmo a bateria é de um composto mais leve, poupando 10 kg no total.
O Cayenne 2019 aparece inicialmente na versão básica, S e Turbo. A primeira tem motor V6 3.0 turbo com 345 cv e 45,9 kgfm de torque - 40 cv a mais que o Cayenne anterior. Já a S usa o V6 2.9 biturbo com 446 cv (20 cv a mais que a S anterior) e 56,1 kgfm de torque. A Turbo usa o 4.0 V8 biturbo com 550 cv (30 cv a mais que o anterior) e 78,5 kgfm. Há melhorias também no câmbio automático de 8 marchas com tração integral. As rodas, que vão de 20" a 21", agora possuem pneus mais largos na traseira, algo que não acontecia nas outras duas gerações do Cayenne. Como opcionais, há ainda a suspensão a ar e eixo traseiro direcional, item encontrado no Panamera e no 911, que melhora a entrada em curvas e manobras em baixas velocidades, além do pacote Sport Chrono. O sistema elétrico do Cayenne agora utiliza 48 volts, o que acelera as reações de todos os sistemas, principalmente de direção e suspensão.
Os preços são de R$ 423.000 para o Cayenne, de R$ 523.000 para o Cayenne S e R$ 733.000 para o Cayenne Turbo.
Mais detalhes e impressões ao dirigir em breve!
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Porsche Cayenne: nova geração elétrica não matará modelo a combustão
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
Novo Porsche Cayenne GTS entra em pré-venda no Brasil por R$ 930.000
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Porsche apresenta o novo Cayenne GTS com 40 cv a mais de potência
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
Teste Porsche Cayenne S: como melhorar o best-seller da empresa?