Apesar de fundada há pouco tempo (2016) e de ainda engatinhar no mercado, a start-up alemã Sono Motors tem chamado atenção por um inusitado carro elétrico alimentado através da energia captada por painéis solares. Batizado de Sion, o pequeno conta com 330 células solares instaladas em partes como teto e capô, e é capaz de rodar até 250 quilômetros. Segundo a marca, ele acelera até os 140 km/h e conta com motor de 80 kW (o equivalente a 109 cv). Estes números, vale lembrar, não estão fechados, já que a empresa segue no desenvolvimento do projeto.
A produção será iniciada no segundo semestre do próximo ano e será tocada dentro da mesma estratégia utilizada nos anos iniciais da Tesla. Ou seja, o financiamento do projeto resulta das encomendas feitas previamente. Até o momento, pelo menos 6.600 interessados já reservaram o modelo. O preço sugerido é de 16 mil euros (R$ 69.700), antes de impostos e com regime de aluguel de baterias - aqueles que optarem por comprar os dispositivos terão de desembolsar mais 4 mil euros (R$ 17.400).
Entre os principais equipamentos, destaque para ar-condicionado, sistema de entretenimento, airbags, conectividade com smartphones e até um curioso filtro biológico feito com musgo que não requer nenhum tipo de manutenção. O modelo também pode ser alimentado como um elétrico convencional, por meio de tomadas.
Fotos: Divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercedes-Benz CLA elétrico bate recorde do Porsche Taycan
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Porsche: "há uma tendência clara'' de preferência por carros a gasolina
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Toyota confirma lançamento da Hilux elétrica para 2025
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Mercedes-Benz admite que suas metas de eletrificação foram otimistas demais