A Honda preferiu não entrar no segmento mais barato do mercado no Brasil. Até tinham um competidor, o compacto Brio, vendido no oriente, mas que logo foi descartado por ser muito pequeno. Agora o Brio chega à segunda geração, maior e com a promessa de ser um produto global. Foi apresentado no Salão da Indonesia e começará a ser vendido no ano que vem.
O novo Brio já estreia cercado de polêmica. Enquanto a frente está alinhada aos modelos da Honda, como Fit e WR-V, a traseira está dando o que falar. Na Índia, diversos sites traçam um paralelo com o Ford Ka, enquanto por aqui o conceito Small RS já foi comparado com o Onix, por conta do formato das lanternas. Com qual parece? Vamos deixar que você decida.
A segunda geração do Honda Brio é mais importante para a fabricante. Desta vez,a o invés de ser um modelo para alguns mercados asiáticos, será um carro global. Por isso, ficou maior, para atender às demandas de outros países, embora a marca ainda não tenha revelado suas medidas. Muito dele veio do Brio anterior, como o para-choque dianteiro, portas dianteiras e maçanetas. A traseira mudou mais, trazendo design mais convencional.
Do lado de dentro, como mostra a foto feita pelo site PaulTan, o Brio tem inspiração no Fit, mas com pequenas diferenças. Por exemplo, os comandos do ar-condicionado têm outro formato e ele perde o acabamento em preto brilhante em volta da central multimídia. Além disso, tem um friso que divide o painel no lado do passageiro. É equipado com uma central multimídia de 6,1 polegadas na versão de topo RS, enquanto o modelo básico tem rádio simples. O volante de três raios tem desenho exclusivo.
Na Indonésia, ele será vendido com motor 1.2 de 90 cv e 11,2 kgfm, combinado a um câmbio manual de 5 marchas. Como opcional, oferecerá transmissão automática CVT. Alguns mercados, como Filipinas e Tailândia, utilizarão um 1.3 i-VTEC de 100 cv e 12,9 kgfm. Apesar de ter a variante RS, ela é só estética, com interior preto e detalhes laranjas, suspensão com outro ajuste, grade frontal preta e rodas de liga leve de 15 polegadas.
Embora tenha o status de carro global, a Honda não falou onde o novo Brio pode ser lançado. Ele é dúvida até mesmo na Índia, que já vendia a primeira geração, mas teve um resultado tão fraco que muitos acreditam que a fabricante não levará o novo modelo para lá. No Brasil, ele foi descartado por ser muito pequeno, principalmente na parte traseira e porta-malas. Será que desta vez tem chance?
Fontes: AutoCar India, Indian Autos Blog e PaulTan
RECOMENDADO PARA VOCÊ
ADX 2025 é um Honda ZR-V com motor 1.5 turbo e banho de loja da Acura
Novo Dodge Charger a gasolina deve chegar antes do esperado; entenda
Himalayan 450 e Shotgun 650 chegarão ao Brasil em março com montagem local
Marcopolo lança o Nomade, motorhome diesel, automático e 4x4, por R$ 1,6 mi
E.D.: para Audi e Porsche, cliente premium é mais consciente sobre elétrico
Kia Tasman: projeção revela variante SUV para brigar com Toyota SW4
Suzuki fez um sedã de R$ 45 mil que tira nota máxima em segurança