Flagra: Novo SUV compacto da Hyundai pode ser o sucessor do Creta
Baseado na plataforma do i20, ele será uma versão mais conservadora e espaçosa do Kona
O Parque Nacional do Vale da Morte não é apenas uma parada turística no deserto da Califórnia (EUA). Diversas fabricantes de automóveis usam o local no verão para testes em altas temperaturas, e lá é realmente quente. Recentemente o Vale da Morte registrou recorde de 53 graus Celsius, então, não é surpresa que a Hyundai tenha usado a localidade para testar seu novo SUV compacto.
Ainda bastante camuflado, o modelo estava rodando ao lado de um Kia Soul de próxima geração. Mas, segundo apuramos, ele usará a plataforma de outro Kia, o Stonic, que por sua vez divide a base com o i20 (que vai originar o próximo HB20). Ué, mas a versão Hyundai do Stonic não é o Kona? Sim! E é aí que entra a chance deste carro ser o novo Creta. A Hyundai já havia dito que o Kona será exclusivo para mercados desenvolvidos, como Europa e EUA, mirando no público jovem. Já para os mercados emergentes, há necessidade de um modelo menos arrojado e mais espaçoso. Repare na comparação de fotos abaixo como o SUV camuflado é mais alto e tem linhas mais retilíneas que o Kona, lembrando bastante o perfil do... atual Creta.
O que parece ter vindo do Kona é a inspiração para a dianteira, que segue a nova filosofia de design da Hyundai, com a grade "cascata" e o bloco óptico dividido em duas partes, sendo a superior um fino feixe de LEDs. Será equipado com os mesmos motores de 4 cilindros do Kona, com tração dianteira nas versões de entrada e opção de 4x4 nas mais caras.
Algumas fontes sugerem que o novo SUV pode ser vendido nos EUA como opção mais conservadora ao Kona, como substituto do Hyundai Accent. Isso iria ao encontro da movimentação do mercado norte-americano, onde os consumidores estão trocando hatches e sedãs por SUVs e crossovers. E assim a marca coreana ficaria com dois modelos compactos nesta categoria.
De todo modo, isso não deverá acontecer antes de 2020. Vale lembrar que o Creta foi lançado em 2014 como ix25 em alguns mercados, então faz sentido ser substituído após um ciclo de seis anos. Já no mercado brasileiro, onde o Creta chegou apenas no fim de 2016 (em versão reestilizada), essa troca deve demorar um pouco mais para acontecer.
Adaptação: Daniel Messeder
Fonte: Automedia
Galeria: Flagra: SUV compacto Hyundai
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Os SUVs mais rápidos do mundo em 2025
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Novo Hyundai Creta ganha versão elétrica com até 473 km de autonomia
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Novo Hyundai Palisade 2026 agrada e já acumula mais de 30.000 pedidos
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Novo Hyundai Palisade tem os maiores piscas que vimos num carro