O Parque Nacional do Vale da Morte não é apenas uma parada turística no deserto da Califórnia (EUA). Diversas fabricantes de automóveis usam o local no verão para testes em altas temperaturas, e lá é realmente quente. Recentemente o Vale da Morte registrou recorde de 53 graus Celsius, então, não é surpresa que a Hyundai tenha usado a localidade para testar seu novo SUV compacto.
Ainda bastante camuflado, o modelo estava rodando ao lado de um Kia Soul de próxima geração. Mas, segundo apuramos, ele usará a plataforma de outro Kia, o Stonic, que por sua vez divide a base com o i20 (que vai originar o próximo HB20). Ué, mas a versão Hyundai do Stonic não é o Kona? Sim! E é aí que entra a chance deste carro ser o novo Creta. A Hyundai já havia dito que o Kona será exclusivo para mercados desenvolvidos, como Europa e EUA, mirando no público jovem. Já para os mercados emergentes, há necessidade de um modelo menos arrojado e mais espaçoso. Repare na comparação de fotos abaixo como o SUV camuflado é mais alto e tem linhas mais retilíneas que o Kona, lembrando bastante o perfil do... atual Creta.
O que parece ter vindo do Kona é a inspiração para a dianteira, que segue a nova filosofia de design da Hyundai, com a grade "cascata" e o bloco óptico dividido em duas partes, sendo a superior um fino feixe de LEDs. Será equipado com os mesmos motores de 4 cilindros do Kona, com tração dianteira nas versões de entrada e opção de 4x4 nas mais caras.
Algumas fontes sugerem que o novo SUV pode ser vendido nos EUA como opção mais conservadora ao Kona, como substituto do Hyundai Accent. Isso iria ao encontro da movimentação do mercado norte-americano, onde os consumidores estão trocando hatches e sedãs por SUVs e crossovers. E assim a marca coreana ficaria com dois modelos compactos nesta categoria.
De todo modo, isso não deverá acontecer antes de 2020. Vale lembrar que o Creta foi lançado em 2014 como ix25 em alguns mercados, então faz sentido ser substituído após um ciclo de seis anos. Já no mercado brasileiro, onde o Creta chegou apenas no fim de 2016 (em versão reestilizada), essa troca deve demorar um pouco mais para acontecer.
Adaptação: Daniel Messeder
Fonte: Automedia
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ex-executivo da Nissan é anunciado como novo chefão global da Hyundai
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Hyundai terá painéis com botões e descarta concentrar tudo nas telas
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Novo conceito da Hyundai parece um carro que saiu do Breaking Bad
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Hyundai explica câmbio de dupla embreagem do novo Creta e reforça garantia