Aston Martin Cygnet volta à vida com motor V8 de 430 cv!
Modelo especialmente preparado está sendo apresentado no Festival de Goodwood
Descontinuado em 2013 após uma trajetória comercial mal sucedida, o curioso Aston Martin Cygnet voltou aos holofotes da imprensa nesta semana em plena abertura do Festival de Velocidade de Goodwood. O motivo? Esta versão especialmente preparada pela marca com um extenso pacote de modificações no visual e, principalmente, na mecânica. Ao todo, são mais de 430 cv de potência que garantem fôlego suficiente para superar os 270 km/h de velocidade máxima.
Lançado em 2011 por meio de uma parceria firmada com a Toyota, o Cygnet surgiu com objetivo de tentar puxar para baixo os índices de emissão de gases da fabricante britânica, sendo uma espécie opção diferenciada para os clientes de esportivos. Tinha motor 1.3 de 87 cv e pecava principalmente pelo preço salgado (na casa das 30.995 libras).
O modelo das fotos, no entanto, vai muito além disso. Para começar, o pequeno motor de 4 cilindros foi substituído por um 4.7 V8 de 430 cv emprestado do Vantage S. Como resultado, a marca garante acenarão de 0 a 100 km/h em apenas 4,2 segundos e máxima de 274 km/h. Para efeito do comparação, o Cygnet de produção acelerava em 11,8 segundos e alcançava no máximo 171 km/h.
Outras modificações incluem um novo sistema de tração, agora traseira, chassi revisado, eixo de transmissão encurtado e novo túnel de transmissão. Foram adotados ainda um novo sistema de suspensão, freios mais robustos e rodas de liga leve de 19 polegadas bem mais chamativas que o conjunto original de 16 polegadas. Tanto é que, para acomodá-las, foram projetadas arcos de roda mais robustos feitos de fibra de carbono. O peso total saltou de 1.000 kg para 1.375 kg, distribuídos uniformemente na proporção 50:50.
Fotos: Divulgação
Galeria: Aston Martin Cygnet V8 Concept
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Aston Martin Valhalla já tem seis exemplares confirmados para o Brasil
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Por que os britânicos estão obcecados em converter clássicos em elétricos?
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Marcas como Aston Martin e Porsche agora têm arranha-céus. Mas por quê?
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Novo Aston Martin Vanquish: V12 sem concessões