Seleção Motor1.com: Chevrolet Equinox Premier vence categoria de R$ 140 mil a R$ 160 mil
Versão de topo do SUV leva a melhor pelo pacote de equipamentos e motor 2.0 turbo
Os finalistas desta categoria até já se enfrentaram algumas vezes em nossos comparativos. Em comum, os três são SUVs médios com motores turbo (seja diesel ou gasolina) em versões mais completas. Este é um reflexo da importância - e crescimento - dos utilitários esportivos em faixas de preços superiores. Vamos aos vencedores:
1) Chevrolet Equinox Premier: R$ 157.990
Revisões: R$ 1.340,00
Desvalorização: 12,3%
Seguro: R$ 6.750,00
Cesta de peças: R$ 11.734,00
Desde o lançamento, o Equinox Premier chamou a atenção por seu conjunto mecânico. Utiliza o motor 2.0 turbo com injeção direta de gasolina (262 cv e 37 kgfm), emprestado da versão de entrada do Camaro nos EUA, que garante ótimo desempenho. Vem ligado ao câmbio automático de 9 marchas e tração 4x4 com bloqueio (que pode ser usada na terra ou mesmo no asfalto seco, para aumentar a aderência). Pelos R$ 157.990 cobrados por esta versão de topo, traz itens como teto-solar panorâmico, alerta de colisão frontal e de tráfego cruzado, monitor de ponto cego, sistema de som com falantes da Bose e tampa do porta-malas elétrica, entre outros itens. Possui ainda amplo espaço interno e rodar macio, como convém a um SUV familiar. A desvalorização é a mais alta dos três, mas as revisões são mais baratas que do Peugeot 3008 e a cesta de peças custa menos que a do Jeep.
2) Jeep Compass Longitude 2.0 TD: R$ 148.990
Revisões: R$ 882,00 (a cada 20 mil km, trocas de óleo a cada 10 mil km indicadas pelas concessionárias)
Desvalorização: 6,7%
Seguro: R$ 6.430,00
Cesta de peças: R$ 12.564,31
Aos que preferem a autonomia do diesel, o Compass é a escolha certa nesta categoria. Não tem o mesmo fôlego do 2.0 gasolina do Equinox, mas o 2.0 turbodiesel (170 cv e 35,7 kgfm) consume consideravelmente menos e ainda tem a vantagem do preço mais baixo deste combustível em algumas localidades do país. Possui tração 4x4 automática e a primeira das 9 marchas reduzida, para uso off-road. Em termos financeiros, o Jeep é mais barato, desvaloriza pouco e custa menos na hora de fazer as revisões que o Chevrolet. Assusta, porém, na cesta de peças, bem mais cara que a do irmão Renegade apesar de compartilharem diversos componentes.
3) Peugeot 3008 Griffe Pack: R$ 159.990
Revisões: R$ 1.972,00
Desvalorização: 10,2%
Seguro: R$ 6.980,00
Cesta de peças: não informada pela montadora
O 3008 é um dos SUVs mais apreciados por quem gosta de dirigir. Tanto pelas respostas do motor 1.6 turbo (165 cv e 24,5 kgfm) quanto pela dinâmica afiada. Esta versão Griffe Pack trouxe itens que faziam falta nesta categoria, como piloto automático adaptativo, assistente de permanência em faixa e monitor de ponto cego. Tem o preço mais alto das três primeiras revisões, mas desvaloriza menos que o Equinox - mesmo com a fama negativa dos Peugeot na revenda. O seguro também é o mais caro, mais até que do Compass a diesel.
Dica - VW Golf GTI: R$ 143.790
Se você ainda não aderiu à moda SUV, certamente esse cara aqui tem chance na sua garagem. Isso porque o GTI concilia esportividade com espaço, conforto e uma ampla lista de equipamentos - que acaba de ser incrementada nesta versão reestilizada. Entre os destaques estão o painel de instrumentos digital e a multimídia de 8", além do piloto automático adaptativo e da frenagem automática de emergência (opcionais num pacote de R$ 9.200). O motor 2.0 turbo ganhou mais 10 cv (230 cv no total) e segue acoplado ao câmbio DSG de dupla embreagem e 6 marchas. Tem seguro e peças caras, mas é o preço da diversão.
Audi Q3 1.4 |
BMW 120i |
Chevrolet Equinox Premier |
Chevrolet S10 CD 2.8 LT |
Dodge Journey V6 |
Fiat Toro Volcano TD |
Ford Fusion Titanium AWD |
Honda Civic Si |
Mini Cooper S |
Jeep Compass Longitude TD |
Kia Sportage EX |
Mercedes-Benz A200 |
Mini Countryman 1.5 |
Mitsubishi Outlander |
Peugeot 3008 THP |
Peugeot 3008 Griffe Pack |
Peugeot 5008 THP |
Subaru Forester turbo |
VW Amarok Trend 2.0 CS |
VW Tiguan AllSpace Comfortline
|
VW Golf GTI
|
Volvo V40 Momentum |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Análise: Carlos Ghosn é quem pode salvar a Stellantis
Quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em novembro?
Teste BYD Song Plus Premium: visual renovado e potência turbinada
Honda WR-V ou Toyota Yaris Cross: o que esperar deste embate em 2025
Querido Papai Noel: qual carro pedimos para este Natal?
Qual é o legado que Carlos Tavares deixou para a Stellantis?