Parceiras no desenvolvimento de vários projetos (entre eles a picape Mercedes-Benz Classe X e o novo motor 1.3 turbo), Nissan e Daimler parecem agora divergir quanto ao futuro da aliança. Conforme relata a agência de notícias Automotive News, mudanças na demanda por carros de passeio em todo o mundo afetaram em cheio os pilares da parceria e podem, em um futuro próximo, resultar no fim dos trabalhos conjuntos em várias áreas.
Segundo a publicação, que cita o jornal japonês Nikkan Kogyo como fonte, a crise no casamento teria sido motivada principalmente pela crescente preferência do mercado por SUVs e picapes em detrimento dos carros de passeio. Essa mudança teria afetado em cheio alguns projetos em curso, principalmente o de um novo carro que seria produzido na fábrica mexicana de Aguascalientes, construída por meio de uma joint venture firmada entre os grupos Daimler e Renault-Nissan-Mitsubishi.
A planta atualmente tem uma capacidade para produzir 230.000 veículos por ano e, entre outros modelos, fabrica o crossover Infiniti QX50, cuja plataforma foi desenvolvida em conjunto com a Mercedes-Benz.
Oficialmente, Shiro Nagai, porta-voz da Nissan, se recusou a comentar o assunto e desse apenas que a marca não está discutindo planos para o futuro. "A cooperação entre a Renault-Nissan-Mitsubishi Alliance e a Daimler é sólida e continuamos a colher os benefícios de nossa cooperação bem-sucedida, que inclui várias iniciativas de P&D e manufatura em todo o mundo", acrescentou.
As empresas, vale lembrar, têm participações acionárias entre si. Tanto a Nissan quanto a Renault têm 1,55% da Daimler, enquanto a alemã possui 3,1% das duas marcas.
Fonte: Automotive News
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Com nova geração lá fora, Nissan Kicks tem R$ 13.000 de bônus no Brasil
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
"Será uma picape emocionante", diz Nissan sobre nova Frontier
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Teste Nissan Sentra Advance 2025: chega de SUV, por favor
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Os 10 SUVs automáticos mais baratos do Brasil