O futuro dos pneus está ligado à sustentabilidade, e isso significa se afastar do uso de derivados do petróleo na produção. A Michelin, fabricante francesa de pneus, estuda o uso de componentes vindos da madeira para criar novos tipos de borracha, segundo o site Motoring.com.au
A ideia da Michelin é usar lascas de madeira no lugar dos elastômeros baseados no petróleo - um polímero com as propriedades elásticas da borracha. No momento, 80% dos materiais usados nos pneus vem do petróleo. A fabricante espera mostrar o primeiro pneu baseado em madeira por volta de 2020.
Trocar o petróleo pela madeira será algo benéfico para a indústria, por ser uma fonte renovável, fazendo com que as produtores da pneus possam cultivar os materiais ao invés de recorrer ao petróleo.
“Nós temos um projeto em estudo usando lascas de madeira. Iremos reciclar as sobras da indústria da madeira para criar elastômeros para os pneus," explica Cyrille Roget, diretor de comunicação da Michelin para inovação e pesquisa científica. "Acreditamos que é uma boa solução para o futuro."
A pesquisa está sendo feita aqui no Brasil. A fabricante está fazendo uma plantação de bananeiras e coqueiros, para aproveitar o material. A empresa também está estudando produzir pneus com impressoras 3D, porém deve levar mais tempo para ver os resultados - entre 10 a 15 anos. Isto pode mudar com a chegada de novas tecnologias para o segmento.
“Estamos trabalhando para desenvolver impressões de borracha e polímeros," diz Roget. "Ainda estamos no estágio inicial desta tecnologia. E precisamos que ela seja industrializada e fique pronta nos próximos anos."
Você provavelmente nem irá perceber quando a Michelin trocar os pneus de petróleo pelos de madeira. Isto porque eles terão o mesmo desempenho, só que os de madeira serão uma solução melhor para o meio ambiente.
Fonte: Motoring.com.au
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai terá painéis com botões e descarta concentrar tudo nas telas
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
GM: abandonar o Apple CarPlay foi a melhor decisão
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Câmara discute regras para carros autônomos, hoje proibidos no Brasil
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Hyundai explica câmbio de dupla embreagem do novo Creta e reforça garantia