Seleção Motor1.com: Nissan Kicks SL vence categoria de R$ 85 mil a R$ 100 mil
SUV é completo e barato de manter, além de desvalorizar pouco
Quando chegamos perto da casa dos seis dígitos nos preços, a exigência é cada vez maior. Mesmo assim, é importante analisar os custos para se manter um carro na hora de decidir. Aqui também há diversas categorias no páreo: SUVs, sedãs, hatches médios e até picapes (o que valeu uma segunda dica). Vamos aos vencedores:
1) Nissan Kicks SL: R$ 96.490
Revisões: R$ 1.208,00
Desvalorização: 7,4%
Seguro: R$ 4.300,00
Cesta de peças: R$ 2.461,43
Lançado em 2016 incialmente importado do México, o Nissan Kicks caiu no gosto do público brasileiro. Após a nacionalização, no ano passado, ganhou versões mais acessíveis e passou a figurar entre os mais vendidos do segmento - o que faz dele um carro que desvaloriza pouco. Você pode questionar que o motor 1.6 de 114 cv não chega próximo do 1.4 turbo do Cruze em desempenho, mas a vitória do Kicks se deu nos equipamentos e nos custos, principalmente da cesta de peças (4x mais barata). Nesta versão topo de linha SL, o SUV feito em Resende (RJ) vem de série com painel de instrumentos com tela TFT de 7" configurável, ar digital, ESP, 6 airbags, câmera 360 graus para manobras e, por mais R$ 2.400, recebe ainda LEDs nos faróis e alerta de colisão com frenagem automática.
2) Chevrolet Cruze LT: R$ 96.790
Revisões: R$ 1.092,00
Desvalorização: 8,64%
Seguro: R$ 4.190
Cesta de peças: R$ 10.700
Apesar de ser uma versão de entrada, o Cruze LT traz o necessário para esta categoria. Estamos falando de controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, central multimídia MyLink 2 com espelhamento de smartphones e o moderno motor 1.4 turbo com injeção direta (153 cv e 24,5 kgfm de torque) ligado ao câmbio automático de 6 marchas. Era nosso eleito até a chegada dos preços (bem altos) de suas peças. Assim como outros Chevrolet, ficou acima dos concorrentes, inclusive do VW Golf Comfortline.
3) Volkswagen Golf Comfortline: R$ 91.790
Revisões: inclusas na compra do carro
Desvalorização: 7,6%
Seguro: R$ 4.270,00
Cesta de peças: R$ 6.029,63
Com a reestilização, o VW Golf aboliu o câmbio manual de todas as versões. Ou seja, o 1.0 TSI (128 cv e 20,4 kgfm) recebeu o câmbio automático de 6 marchas, mesmo conjunto que está no Polo - mas o refinamento do Golf o coloca em um degrau acima em dirigibilidade e conforto. Como principais vantagens na categoria, o hatch médio tem as três primeiras revisões gratuitas e baixa desvalorização. O seguro é o mais alto da segmento, mas o pacote de peças é consideravelmente mais barato que o do Cruze. Pena que o segmento de hatches médios venda tão pouco, o que pode se tornar um problema na hora da revenda.
Dica - Chevrolet Cruze Sport6 LT: R$ 96.790
Ele tem os mesmos custos que o sedã, mas o Cruze Sport6 traz a esportividade da carroceria hatch, com parachoques esportivos e acerto de direção e suspensão mais firmes. Só perde porta-malas, com apenas 290 litros de capacidade. Mas é uma opção para quem quer algo mais descolado e ainda não abriu mão deste segmento.
Dica 2 - Chevrolet S10 Advantage: R$ 97.790
Por um pouco mais do que uma Fiat Toro 1.8, a Chevrolet oferece a versão de entrada da S10 cabine dupla, chamada (não por acaso) de Advantage. Exceto pelo câmbio manual (contra automático na Fiat), de resto ela se mostra bastante vantajosa: é maior, mais espaçosa e vem com o motorzão 2.5 com injeção direta (206 cv e 27,3 kgfm), direção elétrica, ar-condicionado, rodas de liga, faróis de neblina, ESP e até mesmo a central multimídia MyLink.
Carros participantes desta categoria:
Chevrolet Cruze LT |
Chevrolet Cruze Sport6 LT
|
Chevrolet S10 Advantage |
Chevrolet Tracker LT |
Chevrolet Tracker Premier
|
Citroën C4 Longe Feel |
Fiat Toro Endurance
|
Ford EcoSport Freestyle
|
Ford EcoSport 2.0 Titanium
|
Ford Focus SE 2.0 |
Ford Focus Fastback SE 2.0
|
Honda Civic Sport MT |
Honda Civic Sport CVT |
Honda HR-V LX |
Honda HR-V EX |
Hyundai Creta 1.6 Pulse AT
|
Hyundai Creta 2.0 Sport |
Hyundai Elantra 2.0 |
Hyundai ix35 |
Jeep Renegade Longitude 1.8
|
Jeep Renegade Limited 1.8
|
Mitsubishi L200 Triton |
Nissan Kicks SV |
Nissan Kicks SL |
Nissan Sentra SV |
Peugeot 2008 AT |
Peugeot 2008 THP |
Renault Captur Zen CVT |
Renault Captur Intense CVT
|
Renault Captur Intense 2.0
|
Renault Oroch 2.0 Dynamique
|
Ssangyong Tivoli 1.6 |
Ssangyong Tivoli XLV |
Suzuki Vitara 1.6 |
Suzuki Vitara 4you |
Toyota Corolla GLi |
VW Jetta 1.4 Comfortline
|
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em novembro?
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Honda WR-V ou Toyota Yaris Cross: o que esperar deste embate em 2025
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Qual é o legado que Carlos Tavares deixou para a Stellantis?