Seleção Motor1.com: Nissan Kicks SL vence categoria de R$ 85 mil a R$ 100 mil
SUV é completo e barato de manter, além de desvalorizar pouco
Quando chegamos perto da casa dos seis dígitos nos preços, a exigência é cada vez maior. Mesmo assim, é importante analisar os custos para se manter um carro na hora de decidir. Aqui também há diversas categorias no páreo: SUVs, sedãs, hatches médios e até picapes (o que valeu uma segunda dica). Vamos aos vencedores:
1) Nissan Kicks SL: R$ 96.490
Revisões: R$ 1.208,00
Desvalorização: 7,4%
Seguro: R$ 4.300,00
Cesta de peças: R$ 2.461,43
Lançado em 2016 incialmente importado do México, o Nissan Kicks caiu no gosto do público brasileiro. Após a nacionalização, no ano passado, ganhou versões mais acessíveis e passou a figurar entre os mais vendidos do segmento - o que faz dele um carro que desvaloriza pouco. Você pode questionar que o motor 1.6 de 114 cv não chega próximo do 1.4 turbo do Cruze em desempenho, mas a vitória do Kicks se deu nos equipamentos e nos custos, principalmente da cesta de peças (4x mais barata). Nesta versão topo de linha SL, o SUV feito em Resende (RJ) vem de série com painel de instrumentos com tela TFT de 7" configurável, ar digital, ESP, 6 airbags, câmera 360 graus para manobras e, por mais R$ 2.400, recebe ainda LEDs nos faróis e alerta de colisão com frenagem automática.
2) Chevrolet Cruze LT: R$ 96.790
Revisões: R$ 1.092,00
Desvalorização: 8,64%
Seguro: R$ 4.190
Cesta de peças: R$ 10.700
Apesar de ser uma versão de entrada, o Cruze LT traz o necessário para esta categoria. Estamos falando de controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, central multimídia MyLink 2 com espelhamento de smartphones e o moderno motor 1.4 turbo com injeção direta (153 cv e 24,5 kgfm de torque) ligado ao câmbio automático de 6 marchas. Era nosso eleito até a chegada dos preços (bem altos) de suas peças. Assim como outros Chevrolet, ficou acima dos concorrentes, inclusive do VW Golf Comfortline.
3) Volkswagen Golf Comfortline: R$ 91.790
Revisões: inclusas na compra do carro
Desvalorização: 7,6%
Seguro: R$ 4.270,00
Cesta de peças: R$ 6.029,63
Com a reestilização, o VW Golf aboliu o câmbio manual de todas as versões. Ou seja, o 1.0 TSI (128 cv e 20,4 kgfm) recebeu o câmbio automático de 6 marchas, mesmo conjunto que está no Polo - mas o refinamento do Golf o coloca em um degrau acima em dirigibilidade e conforto. Como principais vantagens na categoria, o hatch médio tem as três primeiras revisões gratuitas e baixa desvalorização. O seguro é o mais alto da segmento, mas o pacote de peças é consideravelmente mais barato que o do Cruze. Pena que o segmento de hatches médios venda tão pouco, o que pode se tornar um problema na hora da revenda.
Dica - Chevrolet Cruze Sport6 LT: R$ 96.790
Ele tem os mesmos custos que o sedã, mas o Cruze Sport6 traz a esportividade da carroceria hatch, com parachoques esportivos e acerto de direção e suspensão mais firmes. Só perde porta-malas, com apenas 290 litros de capacidade. Mas é uma opção para quem quer algo mais descolado e ainda não abriu mão deste segmento.
Dica 2 - Chevrolet S10 Advantage: R$ 97.790
Por um pouco mais do que uma Fiat Toro 1.8, a Chevrolet oferece a versão de entrada da S10 cabine dupla, chamada (não por acaso) de Advantage. Exceto pelo câmbio manual (contra automático na Fiat), de resto ela se mostra bastante vantajosa: é maior, mais espaçosa e vem com o motorzão 2.5 com injeção direta (206 cv e 27,3 kgfm), direção elétrica, ar-condicionado, rodas de liga, faróis de neblina, ESP e até mesmo a central multimídia MyLink.
Carros participantes desta categoria:
Chevrolet Cruze LT |
Chevrolet Cruze Sport6 LT
|
Chevrolet S10 Advantage |
Chevrolet Tracker LT |
Chevrolet Tracker Premier
|
Citroën C4 Longe Feel |
Fiat Toro Endurance
|
Ford EcoSport Freestyle
|
Ford EcoSport 2.0 Titanium
|
Ford Focus SE 2.0 |
Ford Focus Fastback SE 2.0
|
Honda Civic Sport MT |
Honda Civic Sport CVT |
Honda HR-V LX |
Honda HR-V EX |
Hyundai Creta 1.6 Pulse AT
|
Hyundai Creta 2.0 Sport |
Hyundai Elantra 2.0 |
Hyundai ix35 |
Jeep Renegade Longitude 1.8
|
Jeep Renegade Limited 1.8
|
Mitsubishi L200 Triton |
Nissan Kicks SV |
Nissan Kicks SL |
Nissan Sentra SV |
Peugeot 2008 AT |
Peugeot 2008 THP |
Renault Captur Zen CVT |
Renault Captur Intense CVT
|
Renault Captur Intense 2.0
|
Renault Oroch 2.0 Dynamique
|
Ssangyong Tivoli 1.6 |
Ssangyong Tivoli XLV |
Suzuki Vitara 1.6 |
Suzuki Vitara 4you |
Toyota Corolla GLi |
VW Jetta 1.4 Comfortline
|
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Veja quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em 2024
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Veja quais foram as picapes mais vendidas do Brasil em 2024
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Ranking: os sedãs mais vendidos do Brasil em 2024
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Fiat Strada líder e Chevrolet Tracker em destaque: mais vendidos na quinzena