Enquanto por aqui a Hyundai ainda faz mistério sobre o seu futuro, na Argentina a marca fala um pouco mais e revela que trabalha em um crossover inédito para o segmento A, abaixo do Creta, que será revelado em breve. Os coreanos do país vizinho também estudam com afinco a produção de uma picape média para América Latina, por considerar um mercado muito importante e que precisa de um representante da empresa na categoria.
Em entrevista ao site Autoblog Argentina, Armando Cardoso, especialista de produto da Hyundai Motor Company para América Latina, falou um pouco sobre o que podemos esperar da empresa para os próximos meses. A marca irá lançar por lá a nova geração do Veloster e, em 2019, o SUV compacto Kona, que ficará posicionado acima do Creta em preço.
Mesmo com cinco SUVs diferentes (Creta, Kona, Tucson, Santa Fe e Grand Santa Fe), a Hyundai deseja ampliar a oferta. Cardoso revela que estão trabalhando em um novo modelo, chamado internamente de A-CUV, para custar menos que o Creta. O executivo disse que será “um citycar com desenho de SUV ou crossover”, com plataforma completamente nova e que terá seu lançamento internacional em breve.
Esta declaração abre o leque de possibilidades. Uma delas é que a plataforma seja a mesma da nova geração do HB20, o que transformaria este modelo em um sucessor natural do HB20X. Porém, ao invés de uma variante aventureira, este novo carro transformaria-se em um veículo separado, da mesma forma que a Ford tenta fazer com o Ka Freestyle em outros mercados.
Existe também a chance de ser um dos modelos que a Hyundai desenvolve na Índia. Um deles é a versão de produção do conceito Carlino, com menos de 4 metros e que usaria uma variante da plataforma GB do novo i20. Outra possibilidade, que tem menos chances, é de que seja o AH2, nome de projeto do que pode ser a volta do Hyundai Santro. Porém, a mídia indiana apurou que este carro usará a plataforma HA do Hyundai i10, ao invés de ser uma arquitetura nova como Cardoso disse.
Além do SUV pequeno, a Hyundai quer entrar no segmento das picapes. Já comentamos sobre os planos de produzir um modelo médio para os mercados emergentes e um maior para os EUA, mas até agora nada foi definido. Cardoso diz que, no momento, não pode falar nada de forma oficial, mas é certo que a Hyundai tem a intenção de competir neste segmento e que a marca “precisa de uma picape para a América Latina”. O executivo diz apenas que teremos novidades em breve.
Um dos problemas enfrentados pela Hyundai é a capacidade de produzir na região. O grupo Hyundai possui duas fábricas na região, uma em Piracicaba (SP) e outra da Kia no México. O complexo paulista já trabalha no limite há anos, um dos motivos pelo qual a Hyundai não exporta o HB20 ou o Creta brasileiros para o mercado argentino. Cardoso diz que a empresa estuda a possibilidade de ampliar sua produção na região, porém ainda não tem planos confirmados.
Fonte: Argentina Autoblog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Segredo: VW pode adotar câmbio de 8 marchas do Polo ao Taos até 2030
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Renault Oroch seguirá em linha mesmo com chegada da nova picape Niagara
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Novo Dodge Charger a gasolina deve chegar antes do esperado; entenda
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Chevrolet anuncia 5G para carros no Brasil e pode estrear no Equinox RS