A Nissan comemora o aniversário de 50 anos de lançamento do icônico GT-R em parceria com o estúdio italiano Italdesign - que coincidentemente também celebra 5 décadas de existência. As empresas fizeram uma parceria e o resultado é o conceito GT-R50, tratado pelo vice-presidente sênior de design global da marca, Alfonso Albaisa, como um "GT-R sem limites". O modelo é baseado no GT-R Nismo de produção em série e chama atenção pelo design único que mistura elementos nas cores dourada e cinza.
Na dianteira, há novos e espichados faróis de LED que se estendem desde as entradas de ar externas até os arcos das rodas, para-choque com entradas de ar mais amplas e capô levemente rebaixado. Ainda no exterior, os designers rebaixaram a linha de teto em cerca de 5,4 centímetros e incluíram detalhes dourados verticais nas laterais. Completam o pacote detalhes aerodinâmicos na traseira batizados "lâminas samurai", janela traseira redesenhada, novas lanternas e rodas de 21 polegadas exclusivas.
No interior, console central, painel e laterais das portas têm revestimento em fibra de carbono, enquanto os bancos são em couro italiano preto. Assim como na carroceria, a cabine conta com detalhes dourados no quadro de instrumentos, portas e comandos. O cubo central e os raios do volante são feitos sob medida de fibra de carbono, enquanto o aro apresenta acabamento Alcantara.
Sob o capô, o motor 3.8 V6 biturbo entrega cerca de 720 cv de potência e 79,5 kgfm de torque. Entre outras modificações, foram incluídos turbos de grande diâmetro utilizados na GT3, com alto fluxo e intercoolers maiores; virabrequim, pistões, bielas e rolamentos com perfis revistos; jatos de óleo de alto fluxo nos pistões; bicos injetores com maior fluxo e sistemas de ignição, admissão e escape otimizados. A transmissão de 6 marchas e dupla embreagem foi reforçada, assim como a suspensão e os freios.
"Embora não seja a próxima geração do GT-R, é uma celebração empolgante de dois aniversários de forma provocativa e criativa - envolvendo uma das melhores plataformas de engenharia da Nissan e o design japonês com a construção italiana de carrocerias", disse Albaisa.
Fotos: Divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nissan explica o porquê de o GT-R precisar sair de linha
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil
Eletrificação e 1.000 cv podem ser a passagem de volta do Nissan GT-R
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
Nissan diz que o novo GT-R não será "mal feito", mas levará mais alguns anos
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Nissan GT-R, que sai de linha 2025, ganha séries especiais de despedida