A Toyota lança no Japão o Corolla Sport, hatchback que antecipa a próxima geração do sedã médio. Ao mesmo tempo em que aposta num design mais esportivo do que o normal para o modelo, o hatch também é chamado pela fabricante como a primeira geração de um carro conectado, que aumenta a interação entre pessoas e carros.
Assim como o futuro sedã, o Corolla Sport utiliza a plataforma TNGA, também adotada pelo SUV compacto C-HR e o híbrido Prius. No Japão, será vendido nas versões com motor 1.8 híbrido de 122 cv ou 1.2 turbo de 116 cv e 18,9 kgfm de torque. Este último estreia uma nova transmissão CVT com 10 marchas simuladas. Em agosto, receberá um câmbio manual inédito.
A Toyota define o Corolla Sport como um carro conectado. Traz sistemas como o e-Care, que entra em contato com um atendente (ou uma concessionária) quando o carro ativa uma luz de emergência, para que o motorista saiba como proceder. Também transmite as informações do veículo, como nível do óleo, para um aplicativo no celular do motorista. Conta ainda com o HELPNET, que avisa as autoridades em caso de acidente.
Outra função do Corolla hatchback nipônico é a integração com o LINE, um aplicativo de conversas para smartphone parecido com o WhatsApp. O motorista pode utilizar o LINE para definir seu destino e receber informações durante a viagem pelo app, como o nível de combustível e condições climáticas. A central multimídia pode receber também o sistema T-Connect, com reconhecimento de voz, capaz de dar informações em tempo real e até ler o noticiário para o condutor.
O smartphone pode fazer ainda mais. Usando o T-Connect, ele pode acompanhar o veículo, se certificando de que ele está com as portas travadas e o alarme ativado. O carro vai identificando o modo de condução do motorista e transmite as informações para o celular, dando uma nota de acordo com o consumo de combustível e dando dicas de como melhorar a eficiência.
As versões híbridas vêm com painel de instrumentos digital TFT de 7 polegadas. Terá também o pacote Safety Sense de série em todas as configurações, como detecção de pedestres, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência em faixa, faróis altos automáticos e detecção de placas de trânsito. Conta ainda com frenagem automática em casos de emergência, detectando tráfego cruzado para evitar colisões.
Fotos: Divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
STLA Frame: essa é base que irá gerar as picapes RAM elétricas e híbridas
Fiat Grande Panda tem chegada às lojas adiada por problemas de software
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
VW ao trabalhadores europeus: hora de apertar os cintos
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Mercado chinês tem leve recuperação após 4 meses seguidos em baixa
Pablo Di Si, CEO da VW América do Norte, deixa o cargo de repente