Agora resta só a conquista das 500 Milhas de Indianápolis para completar a tríplice coroa. Fernando Alonso, ao lado de Sebastien Buemi e Kazuki Nakajima, ficou com a vitória nas 24 Horas de Le Mans de 2018, o que também marcou o primeiro triunfo para a marca japonesa na tradicional prova.
O protótipo #8 completou a corrida com mais de uma volta de vantagem para o outro modelo do time, de Kamui Kobayashi, Jose Maria Lopez e Mike Conway. Alonso desempenhou papel importante no triunfo, já que, nos turnos da madrugada, quando estava em segundo, foi responsável por descontar mais de um minuto da diferença para o #7, então guiado por Lopez.
Já nos estágios finais, a diferença cresceu ainda mais. O piloto argentino chegou a rodar, enquanto que Kobayashi perdeu a volta de entrada para o reabastecimento e teve de completar quase que uma volta inteira em modo de economia máxima de combustível. A partir dali, os dois Toyotas ficaram separados por mais de uma volta, e coube a Nakajima “trazer a criança para casa” e conquistar a primeira vitória de um carro japonês na classe principal de Le Mans desde 1991, quando a Mazda levou a melhor.
Quem completou o pódio foi o Rebellion #3, de Gustavo Menezes, Mathias Beche e Thomas Laurent. O time chegou a perder tempo nos boxes durante a madrugada, quando os mecânicos tiveram de investigar um problema, mas ainda assim foi suficiente para terminar à frente do outro carro da equipe – e 11 voltas atrás da Toyota.
O Rebellion #1, de Bruno Senna, André Lotterer e Neel Jani, fechou na quarta posição. O time enfrentou um grande contratempo na largada, quando Lotterer perdeu parte do bico e precisou fazer um pitstop de emergência ainda na primeira volta.
Foram os únicos da classe LMP1 a completar a prova. O #11 da SMP Racing, único outro que sobreviveu até a hora final, abandonou nas mãos de Jenson Button nos instantes derradeiros.
Na LMP2, vitória categórica da G-Drive, que comandou a prova sem grandes sustos. Com Jean-Eric Vergne, Roman Rusinov e Andrea Pizzitola ao volante, o time completou com voltas de vantagem para o Signatech Alpine de André Negrão, Nicolas Lapierre e Pierre Thiriet. De quebra, a G-Drive foi a quinta melhor na classificação geral.
Felipe Nasr, que estreou na corrida com a Villorba Corse (equipe regular do ELMS), completou a prova na 14ª posição na categoria. O brasileiro também passou por seus sustos, como quando ficou atolado na caixa de brita durante seu primeiro stint e precisou ser guinchado de volta à pista.
Nos GTs, melhor para o Porsche #92, de Laurens Vanthoor, Michael Christensen e Kevin Estre. Tony Kanaan, ao lado de Harry Thincknell e Andy Priaulx no Ford GT #67, fechou na quarta posição.
Pipo Derani foi sexto com a AF Corse-Ferrari #52, em companhia de Toni Vilander e Antonio Giovinazzi. Outro carro do time, com Daniel Serra, James Calado e Alessandro Pier Guidi, fechou em oitavo.
Augusto Farfus, que retornou a Le Mans com a BMW em parceria com Antonio Felix da Costa e Alex Sims, abandonou no início da manhã após um acidente no turno do piloto inglês.
Por fim, na GTE-Am, melhor para o Porsche #77 da equipe Dempsey-Proton, com Matt Campbell, Christian Ried e Julien Andlauer, que ficou menos de uma volta à frente da Ferrari #54 encabeçada pelo ex-F1 Giancarlo Fisichella, Francesco Castellacci e Thomas Flohr.
Fonte: Motorsport.com
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