O lançamento do Toyota Yaris fez com que a marca nipônica repensasse a estratégia para o Etios. O modelo mais barato da fabricante teve que perder as versões XLS e Platinum, as mais caras e agora será vendido somente nos modelos X e X Plus. Os preços vão de R$ 48.400 a R$ 59.960 na versão hatch e de R$ 53.240 a R$ 62.820 na carroceria sedã.
O que a Toyota quer é posicionar o Etios como a opção de entrada entre R$ 50 mil e R$ 60 mil, no que a empresa chama de segmento B-Core, dos compactos mais populares. Já o Yaris é do B-Premium, com preços na faixa dos R$ 60 mil a R$ 80 mil, para não brigar com o Corolla, que parte de R$ 89.990.
E é bem simples entender a nova linha do Etios. O hatch tem a versão X, a mais básica, que utiliza o motor 1.3 de 98 cv a 5.600 rpm e 13,1 kgfm a 4.000 rpm. Pode ser equipado com câmbio manual de 6 marchas (por R$ 48.400) ou automático de 4 posições (R$ 53.440). A outra configuração é a X Plus, que recebe o motor 1.5 de 107 cv a 5.600 rpm e 14,7 kgfm a 3.100 rpm. O manual custa R$ 54.920, enquanto o automático sai por R$ 59.960.
Já o Etios Sedan segue sendo vendido somente com o motor 1.5. O X 1.5 manual custa R$ 53.240, passando para R$ 58.270 na versão automática. O modelo mais equipado é o X Plus, por R$ 57.770 com câmbio manual e R$ 62.820 com transmissão automática de 4 marchas.
Outro ponto ruim é que, com a saída das versões mais caras, o Etios fica sem equipamentos como faróis de neblina, abertura elétrica do porta-malas, retrovisores elétricos com setas integradas e sensor de estacionamento. Como a Toyota não trabalha com pacotes opcionais, o mais provável é que estes itens voltem ao Etios nas atualizações da linha feitas anualmente.
Etios X: aerofólio traseiro, espelhos retrovisores externos elétricos na cor do carro, grade frontal com acabamento Black Paint, maçanetas externas na cor do carro, máscara negra nos faróis e lanternas, para-choques dianteiro e traseiro na cor do carro, rodas de aço 14” com calotas integrais, painel digital Smart Screen em full TFT, ajuste de altura do banco do motorista, ar-condicionado, banco traseiro rebatível (somente encosto), chave com comando de abertura e fechamento das portas, direção eletroassistida progressiva, vidros elétricos dianteiros (auto-down para motorista) e traseiros, travas elétricas, ISOFIX, freios ABS com EBD, alarme de advertência de portas abertas e de faróis acesos, cintos dianteiros de três pontos com pré-tensionador e limitador de força, cintos traseiros laterais e central de três pontos. Controle de estabilidade (VSC), tração (TRC) e controle de arrancada em subida (HAC).
Etios X Plus: Adiciona acabamento preto na coluna central, rodas de liga leve de 15 polegadas, luz auxiliar de freio, limpador traseiro, computador de bordo, sistema de áudio Toyota Play com CD Player, MP3, entrada USB e conexão Bluetooth.
Etios X Plus Automático: Ganha controle de cruzeiro.
Modelo | Preço atual | Preço anterior | Diferença |
Etios 1.3 X Manual | R$ 48.400 | ----------------- | ----------- |
Etios 1.3 X Automático | R$ 53.440 | ----------------- | ----------- |
Etios 1.5 X Plus Manual | R$ 54.920 | R$ 55.820 | - R$ 900 |
Etios 1.5 X Plus Automático | R$ 59.960 | R$ 60.860 | - R$ 900 |
Etios 1.3 X-STD (frotistas) | R$ 47.270 | ----------------- | ----------- |
Modelo | Preço atual | Preço anterior | Diferença |
Etios Sedan 1.5 X Manual | R$ 53.240 | ----------------- | ----------- |
Etios Sedan 1.5 X Automático | R$ 58.270 | ----------------- | ----------- |
Etios Sedan 1.5 X Plus Manual | R$ 57.770 | ---------------- | ----------- |
Etios Sedan 1.5 X Plus Automático | R$ 62.820 | R$ 58.270 | + R$ 4.550 |
Etios Sedan 1.5 X-STD (frotistas) | R$ 52.110 | ----------------- | ------------ |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Depois de 17 anos, Renault Logan dá adeus; é o fim?
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Hongqi Guoya: os detalhes do novo 'Rolls-Royce chinês'
GWM lança Haval H6 na Argentina com 2.0 turbo e sem eletrificação
Citroën apresenta novos C4 e C4x reestilizados no Salão de Paris
Fiat Pulse e Fastback híbridos terão duas versões; veja quais
Furacão Milton: Donos de supercarros estão desesperados