Além de apostar em uma versão totalmente elétrica do Honda Fit, a marca japonesa também quer fazer mudanças para a variante híbrida. Segundo o site Nikkei, a fabricante irá equipar o hatchback com o mesmo conjunto utilizado pelo sedã Insight, chamado i-MMD, composto pelo motor 1.5 i-VTEC combinado a dois outros elétricos, aposentando o sistema atual que utiliza apenas um motor elétrico.
A justificativa para esta alteração é financeira. O sistema usado atualmente pelo Fit híbrido disponível em alguns mercados é bem mais caro do que o conjunto que o Insight estreou, além de ser menor. Como o objetivo da Honda é eletrificar 2/3 de todos os seus veículos, o i-MMD terá um papel importante, permitindo que modelos mais baratos tenham uma variante híbrida.
O Honda Fit atual utiliza um 1.5 combinado a um câmbio automatizado de dupla embreagem e 7 marchas, e outro elétrico, sendo capaz de rodar usando apenas a carga da bateria. Os testes do governo japonês apontam que ele tem um rendimento de 37 km/l. É bem menos do que o Insight, que faz 23,4 km/l pelo teste feito nos EUA.
Embora o futuro da Honda seja eletrificado, a marca ainda não dá sinais de que trará estas motorizações ao Brasil. O que chegou mais perto disso foi a apresentação do sedã Clarity FCV no Salão do Automóvel de São Paulo de 2016, movido à hidrogênio e que veio apenas para demonstração.
Fonte: Nikkei
Fotos: Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen cogita produção de modelo 'maior que Amarok' na Argentina
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Depois do Bigster, Dacia quer ampliar portfólio com possível rival do Golf
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Toyota Hilux Champ para o Brasil vira dúvida diante do 'custo Argentina'
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Veja os lançamentos da Toyota para 2025, incluindo novo SUV nacional