A linha 2019 do Jeep Renegade, com design atualizado, já tem data de estreia e ela está bem próxima. Será revelado na próxima quarta-feira, dia 6 de junho, na abertura do Salão de Turim (Itália). Lançado em 2014, o SUV compacto receberá sua reestilização de meia vida, com pequenas mudanças no visual. Uma delas aparece na imagem divulgada, mostrando a nova lanterna (veja a comparação abaixo). A novidade será ainda mais profunda na mecânica, já que adotará a linha de motores Firefly, criados no Brasil, mas nas versões turbo.
Como é de se imaginar, estes novos motores são da linha Firefly, criadas pela equipe de engenharia da Fiat no Brasil e que foram desenvolvidos para serem globais. Eles irão equipar os carros de diversas marcas do grupo Fiat-Chrysler, como Alfa Romeo, Jeep e Fiat. Até agora, tanto o 1.0 quanto o 1.3 eram exclusivos do nosso mercado. O Renegade 2019 será o primeiro modelo na Europa a utilizar os Firefly e ainda irá estrear as versões turbo. Terá o motor 1.0 de três cilindros que gera 120 cv de potência, enquanto o 1.3 de quatro cilindros terá duas configurações, de 150 cv e 180 cv. A marca ainda não falou quais serão as transmissões que trabalharão com essas motorizações turbinadas.
A questão é: eles entrarão no lugar de quais motores? Manter três tipos diferentes na linha europeia (Fire, TwinAir e Firefly) está fora de questão, então o mais antigo - se não os dois outros - devem desaparecer. E, como a Fiat quer eletrificar a maior parte de seus carros (incluindo o Renegade), usar apenas o Firefly que é mais potente faz mais sentido e ainda serviria de base para as variantes híbridas do 500L e 500X (que usam a mesma plataforma que o Jeep pequeno). No Brasil, o mais provável é que um deles aposente o cansado 1.8 E.torQ de 139 cv.
A reestilização será bem leve. Sabemos que terá uma grade um pouco mais larga e que irá mudar o para-choque, com uma nova posição para os faróis de neblina. Na traseira, como mostra a imagem divulgada, as lanternas terão um novo desenho interno. Do lado de dentro, o painel será semelhante ao do Compass, com uma nova central multimídia que utiliza uma tela maior de 8,4 polegadas e passando os controles do ar-condicionado para outra posição.
Enquanto a estreia para a Europa será no Salão de Turim, no Brasil ele deve aparecer no 2º semestre, possivelmente antes do Salão do Automóvel de São Paulo, que acontecerá em novembro. Ficará pouco tempo como o carro de entrada da Jeep, já que a marca confirmou que fará um modelo menor, que será lançado até 2022.
Fonte: Jeep
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Kia Sportage 2026: reestilização é antecipada em primeiras imagens
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Kia Tasman 2025 finalmente tem data para ser lançada
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Skoda Kylaq: primo do Volkswagen A0-SUV revela design em novas imagens
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Mercedes-Benz CLA 2026: nova geração é adiantada com 'camuflagem oficial'