Dentro do novo plano de ação da FCA, a Alfa Romeo parece que finalmente receberá a atenção que merece. Assim como fez com as marcas Fiat, Jeep e RAM, o chefão Sergio Marchionne recheará o portfólio da tradicional italiana com novos modelos e, mais que isso, trará de volta ao mercado veículos icônicos como o superesportivo 8C e o Gran Turismo Veloce. Toda a estratégia será colocada em prática até 2022, com toda a gama renovada e pelo menos 7 modelos lançados.
No segmento de mercado C, a Alfa apostará todas as fichas em um nova geração para o hatchback Giulietta e no desenvolvimento de um inédito SUV menor que o atual Stelvio. Deverá rivalizar diretamente com Audi Q3, BMW X2 e Mercedes-Benz GLA, sendo o menor dos crossovers da marca.
Na categoria D, o sedã Giulia e o Stelvio receberão novas gerações (provavelmente em algum momento de 2022) e serão oferecidos pela primeira vez em versões alongadas (indicativo de que a China estará nas ambições da marca. Na faixa de mercado E, um SUV de grande porte marcará presença, de modo a brigar com Porsche Cayenne, BMW X6 e Audi Q8. Curiosamente, a marca não terá nenhum sedã nesta categoria, o que contraria rumores do passado sobre um três volumes grande com tração traseira.
Entre os super-carros, o retorno do 8C e do Gran Turismo Veloce será o grande destaque. O primeiro, ao que tudo indica, terá motor central biturbo, eixo dianteiro eletrificado e pelo menos 700 cv de potência. O chassi será confeccionado em fibra de carbono e a aceleração ficará na casa dos 3 segundos. Por sua vez, o GTV será um cupê com distribuição de peso na proporção 50:50 e potência de 600 cv. Terá espaço para até 4 ocupantes e oferecerá tração integral.
O hatchback MiTo, como já era previsto, não terá sucessor.
Fonte: Alfa Romeo
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Histórica marca da Stellantis reorganiza linha após vendas ruins
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Veja quais serão os maiores lançamentos do mundo em 2025
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Alguns dos carros mais caros do mundo vão a leilão; veja quais são
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Alfa Romeo Milano é antecipado em novas imagens; estreia em abril