Depois de divulgados os planos da Jeep e da Fiat, a FCA revela também quais ações estratégicas foram traçadas para colocar em prática na marca de utilitários RAM. Desenvolvido para ser executado pelos próximos 5 anos, o programa será focado essencialmente no que a divisão já faz de melhor, ou seja, picapes e modelos comerciais. Na prática, o portfólio ganhará uma inédita camionete de porte médio, enquanto veículos já existentes receberão novas versões e séries especiais.
Sobre a tão falada picape média, os detalhes infelizmente ainda são escassos. Sabe-se apenas que chegará ao mercado em 2022 e que sucederá espiritualmente a finada Dodge Dakota, descontinuada em 2011. Além disso, é um modelo tratado internamente com bastante importância até pelo próprio chefão Sergio Marchionne, que considera sua chegada providencial. Em entrevista recente, ele confessou que "a FCA precisa de uma picape média global", dado o crescimento significativo vivido pelo segmento mundo afora.
Na América do Norte, esta picape brigará diretamente com Toyota Tacoma, Chevrolet Colorado, GMC Canyon e a renovada Ford Ranger, atuando abaixo da RAM 1500. No Brasil, a expectativa em torno do lançamento é grande e há grandes chances de a produção ser tocada localmente na planta do grupo em Goiana (PE). Por aqui, os modelos Toyota Hilux, Chevrolet S10, Volkswagen Amarok e Mitsubishi L200 serão os principais concorrentes.
Apresentado como conceito em 2015, a versão super-preparada TRX finalmente chegará ao mercado em versão de produção. O lançamento acontecerá em 2022, tomando como base o modelo 1500. Ao que tudo indica, a variante adotará o mesmo conjunto mecânico dos esportivos da linha Hellcat, tendo sob o capô o motor 6.2 V8 de nada menos que 707 cv. Em termos comerciais, brigará diretamente com a versão Raptor da F-150, porém oferecendo vantagens consideráveis em termos de potência (707 cv contra 450 cv da Ford).
Além disso, a RAM também apostará nas novas gerações de veículos já existentes. É o caso das grandalhonas da família Heavy Duty e do multiuso ProMaster City, que serão substituídos em 2022. Curiosamente, a van ProMaster não tem nova geração prevista.
Também em 2022, as picapes da marca ganharão condução autônoma nível 2, com controle direto sobre aceleração, frenagem e direção.
Fonte: Automotive News
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Stellantis oferece R$ 12.000 para quem trocar Ford por Jeep ou Ram
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
RAM 1500 com emblemático motor V8 HEMI tem última unidade produzida
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
RAM 1500 RHO: flagra mostra versão de 548 cv da picape já no Brasil
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
RAM 2500 e 3500 2025 ganham prévia para rodarem limpas nos testes de rua