RAM terá inédita picape média contra S10 que pode ser feita no Brasil
Marca também prepara rival para F-150 Raptor e modelos com condução autônoma
Depois de divulgados os planos da Jeep e da Fiat, a FCA revela também quais ações estratégicas foram traçadas para colocar em prática na marca de utilitários RAM. Desenvolvido para ser executado pelos próximos 5 anos, o programa será focado essencialmente no que a divisão já faz de melhor, ou seja, picapes e modelos comerciais. Na prática, o portfólio ganhará uma inédita camionete de porte médio, enquanto veículos já existentes receberão novas versões e séries especiais.
Sobre a tão falada picape média, os detalhes infelizmente ainda são escassos. Sabe-se apenas que chegará ao mercado em 2022 e que sucederá espiritualmente a finada Dodge Dakota, descontinuada em 2011. Além disso, é um modelo tratado internamente com bastante importância até pelo próprio chefão Sergio Marchionne, que considera sua chegada providencial. Em entrevista recente, ele confessou que "a FCA precisa de uma picape média global", dado o crescimento significativo vivido pelo segmento mundo afora.
Na América do Norte, esta picape brigará diretamente com Toyota Tacoma, Chevrolet Colorado, GMC Canyon e a renovada Ford Ranger, atuando abaixo da RAM 1500. No Brasil, a expectativa em torno do lançamento é grande e há grandes chances de a produção ser tocada localmente na planta do grupo em Goiana (PE). Por aqui, os modelos Toyota Hilux, Chevrolet S10, Volkswagen Amarok e Mitsubishi L200 serão os principais concorrentes.
Outras novidades
Apresentado como conceito em 2015, a versão super-preparada TRX finalmente chegará ao mercado em versão de produção. O lançamento acontecerá em 2022, tomando como base o modelo 1500. Ao que tudo indica, a variante adotará o mesmo conjunto mecânico dos esportivos da linha Hellcat, tendo sob o capô o motor 6.2 V8 de nada menos que 707 cv. Em termos comerciais, brigará diretamente com a versão Raptor da F-150, porém oferecendo vantagens consideráveis em termos de potência (707 cv contra 450 cv da Ford).
Além disso, a RAM também apostará nas novas gerações de veículos já existentes. É o caso das grandalhonas da família Heavy Duty e do multiuso ProMaster City, que serão substituídos em 2022. Curiosamente, a van ProMaster não tem nova geração prevista.
Também em 2022, as picapes da marca ganharão condução autônoma nível 2, com controle direto sobre aceleração, frenagem e direção.
Fonte: Automotive News
Galeria: RAM - Planos 2018-2022
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo chefão da Ram admite crise nas vendas: "estamos tomando uma surra"
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Nova Dakota vem aí? Ram confirma picape acima da Rampage para 2025
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Ram Rampage 2025 estreia novo 2.2 turbodiesel e nova versão de entrada