Animada com a performance de vendas no mercado brasileiro, a Volvo anunciou nesta segunda-feira (21) uma ofensiva com 6 lançamentos até 2019, sendo 5 deles ainda neste ano. A revelação foi feita pelo presidente da operação brasileira, Luis Rezende, durante inauguração da nova concessionária da marca, Granstad, no zona leste da capital paulista.
Na esteira de sucesso do XC60 e, mais recentemente, do XC40 (cuja alta procura gera filas até outubro para entrega da versão R-Design), a marca sueca espera vender ao menos 6 mil unidades no país neste ano. Para isso, a Volvo vai fortalecer a oferta de seus SUVs com novas versões e também trazer mais três novos modelos ao Brasil. A lista de lançamentos começa pela versão de entrada do XC40, a T4, que chega em julho equipada com motor 2.0 turbo de 190 cv (contra 254 cv das demais versões) e preço de R$ 169.950.
Já o XC60 apostará em duas motorizações diferentes. Para quem faz questão do diesel, o SUV médio receberá em setembro a versão D5, equipada com motor 2.0 biturbo de 235 cv, que promete fazer até 19,2 km/l na estrada. Em outubro será a vez do XC60 T8, versão híbrida que combina o motor 2.0 turbo a gasolina com outro elétrico que geram 407 cv combinados (mesmo conjunto do XC90 T8), com rendimento de 21,2 km/l.
Mesmo com o crescimento dos SUVs, a Volvo promete não abandonar o segmento de peruas. Tanto que a V60 de nova geração estará no Brasil em agosto, ainda sem versão definida - na Europa, ela conta com o 2.0 turbo em configurações de 250 cv e 310 cv, e híbrida com motor 2.0 turbo e outro elétrico, de 253 cv ou 303 cv. Para encerrar o ano com chave de ouro, será a vez do sedã topo de linha S90. Virá em dezembro exclusivamente na versão T8 híbrida, também com o mesmo powertrain do XC90 T8.
Já para 2019, a estreia será da nova geração do sedã intermediário S60, prevista para metade do ano. Após a renovação quase completa da gama Volvo, apenas o V40 ficará à espera de um novo modelo. Vale lembrar que o V40 atual foi desenvolvido sobre a base do Focus, quando a Ford ainda era proprietária da Volvo. Agora nas mãos da chinesa Geely, a marca sueca deverá desenvolver um hatch médio próprio.
Por fim, a Volvo aproveitou a ocasião para confirmar sua não participação no Salão do Automóvel 2018, por questões estratégicas. Segundo o Luiz Rezende, a marca prefere investir num evento próprio, como o Volvo Ocean Race, para atingir seu público consumidor.
Fotos: autor e divulgação
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