Embora ainda seja cercado de mistérios, o plano de ação traçado pelo chefão Sergio Marchionne para as marcas do grupo FCA aos poucos vai tendo detalhes revelados. Prova disso vem de matéria publicada recentemente pela agência de notícias Bloomberg, que esmiúça em parte a estratégia industrial da Fiat para os próximos anos. Segundo a publicação, a marca deixará de produzir automóveis de passeio em sua terra natal, a Itália, para abrir espaço nas fábricas para as companheiras Jeep e Maserati.
De acordo com informantes da agência, o Punto será finalmente descontinuado no país e o Panda terá montagem transferida para a Polônia. Dessa forma, praticamente todo o portfólio de carros de passeio da Fiat à venda na Itália passará a ser importado, já que o 500L é produzido na Sérvia, o Tipo vem da Turquia, o 500 da Polônia e o 124 Spider sai da fábrica da Mazda em Hiroshima, no Japão.
Com as mudanças, Marchionne espera concentrar na Europa Ocidental a produção de carros de luxo, já que não compensa produzir modelos baratos em países de mão-de-obra cara. Tanto é que fábricas históricas da Fiat, como a de Turim e a de Nápoles, serão reformuladas para abrigar a produção de SUVs da Jeep e da Maserati. Mais detalhes sobre o plano serão divulgados em junho.
Fonte: Bloomberg
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fiat 500 completa 15 anos de lançamento no Brasil; relembre trajetória
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Comparativo JAC Hunter vs. Fiat Titano: pelo custo a todo custo
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Fiat Mobi 2025 fica até R$ 11.000 mais barato em promoção
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Oficial: Fiat Pulse e Fastback serão primeiros híbridos-leves da marca