Ford muda de ideia e expande oferta da Ranger reestilizada
Marca dizia que modelo renovado era exclusivo para EUA e Canadá; agora chega à Austrália
A Ford lança na Austrália a linha 2019 da Ranger com novos motores e design atualizado. Pode parecer algo distante, mas serve como indicação de que, ao contrário do que a fabricante dizia até agora, a picape reestilizada irá para outros mercados além de Canadá e EUA. O modelo já havia sido flagrado em testes na Ásia e, com sua chegada à Austrália, tem grande chances de ser lançada também no Brasil, para dar novo fôlego às vendas - sua posição anda ameaçada pela VW Amarok após a versão V6.
Assim como já vimos no flagra feito na Tailândia, a Ford Ranger ganhou nova frente, composta por uma grade menor e mais fina que a atual, e não há mais a peça cromada integrada ao para-choque dianteiro. Falando nele, o para-choque recebe entrada de ar mais comprida. Os faróis têm desenho interno semelhante ao do Everest (SUV da Ranger vendido em alguns mercados), com esquema de iluminação diurna em LED diferente do atual. A traseira teve alterações mais simples, como novos vincos e lentes diferentes para as lanternas.
Os australianos terão também novas opções de motor. As versões XLT e Wildtrak usam o novo 2.0 biturbo diesel de 213 cv e 50,9 kgfm de torque entre 1.750 e 2.000 rpm, combinado ao câmbio automático de 10 marchas. Outra opção será o 3.2 turbodiesel de 5 cilindros já usado atualmente, com 200 cv e 47,9 kgfm, que pode trabalhar com uma transmissão manual ou automática, ambas de 6 posições. Fechando a linha australiana está o 2.2 turbodiesel de quatro cilindros, que rende 160 cv e 39,2 kgfm. Em outros países, como EUA e Canadá, terá também versão a gasolina, com o motor 2.3 EcoBoost e câmbio AT de 10 marchas.
Galeria: Ford Ranger 2019 - Flagra
A Ranger 2019 segue com pacote de equipamentos composto por controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência em faixa e reconhecimento de placas. Ganhou frenagem autônoma de emergência, capaz de detectar pedestres ou veículos e frear automaticamente. A suspensão foi retrabalhada, com geometria revisada para reduzir o rolamento da carroceria.
Tanto no Brasil quanto na Argentina, a Ford diz que a Ranger reestilizada não está nos planos e que, a curto prazo, a picape renovada seria destinada somente ao mercado norte-americano. Com o lançamento dela na Austrália e os flagras na Tailândia, pode ser a fabricante já esteja mudando de ideia...
Fotos: divulgação e arquivo Motor1.com
Galeria: Ford Ranger 2019
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Itália ensaia aproximação com Stellantis após saída de Carlos Tavares
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Todos queriam manter o Hemi V8, menos o ex-chefão da Stellantis
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Stellantis começa a implementar mudanças após saída de Carlos Tavares
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
VW reduz testes de rua e usa protótipos digitais para economizar dinheiro