Fórmula 1: Quando Prost, Senna e Schumacher dividiram o pódio há 25 anos

Apesar de não ter sido sensacional na pista, GP da Espanha de 1993 se tornou uma corrida simbólica pelo resultado

Pódio do GP da Espanha Pódio do GP da Espanha

Em 9 de maio de 1993, a Fórmula 1 chegava ao Circuito da Catalunha para sua quinta etapa da temporada. Com Ayrton Senna surpreendendo e liderando o mundial até então com um carro de motor cliente, as coisas na Espanha pareciam tomar os contornos normais daquele ano, que foi protagonizado por uma superioridade grande do conjunto da Williams.

Mas mal se sabia que aquela prova viria ter como maior protagonista o resultado o final: esta foi a única vez que tivemos em um pódio Alain Prost, Ayrton Senna e Michael Schumacher. Os três, que naquela época somavam seis títulos mundiais, 25 anos depois somam 14 – transformando o pódio daquele GP um marco na história da F1.

Você se lembra desta prova? Clique nas fotos acima para navegar

Prost venceu, com Senna e Schumacher no pódio

Daquele momento até hoje, temos esta foto emblemática com o pódio com mais títulos na história da Fórmula 1: 14 campeonatos mundiais.

Pódio do GP da Espanha

Prost venceu, com Senna e Schumacher no pódio. À época, Senna e Prost eram tricampeões. O francês ainda seria tetra no fim daquele ano e Schumacher seria campeão sete vezes.

Largada do GP da Espanha

Na largada, Damon Hill se aproveitou da melhor saída para passar o parceiro Alain Prost. Ayrton Senna tentou vir junto, mas encontrou a porta fechada.

Prost se distancia de Senna

Com o carro em condição muito melhor, Alain Prost aos poucos foi se distanciando de Ayrton Senna e se aproximando de Damon Hill.

Prost ultrapassa Damon Hill

Na volta 11, o francês fez valer sua maior experiência na Fórmula 1 e mergulhou por dentro do companheiro de equipe na curva 1. Hill, apenas em sua sétima corrida de F1, não resistiu de forma alguma.

Prost abre vantagem, mas...

Alain Prost abriu na frente de Damon Hill, mas com seu carro piorando na metade da prova, o britânico o alcançou mais uma vez.

Damon Hill abandona

Porém a sorte de Damon Hill acabou na volta 41, quando seu V10 da Renault explodiu e o deixou a pé, dando o segundo posto a Senna.

Senna pressionado

O brasileiro era pressionado por Schumacher após um pit stop ruim feito pela McLaren. O alemão se aproximava ameaçadoramente com seu motor Ford de fábrica.

Explode o motor de Alessandro Zanardi

No entanto, a tentativa de Schumacher acabou a cinco voltas do fim, quando Alessandro Zanardi explodiu seu motor imediatamente à sua frente. Para escapar do italiano, ele saiu da pista e perdeu o contato com Senna.

Michael Andretti - Companheiro de Senna

A corrida marcou os primeiros pontos do norte-americano Michael Andretti. Companheiro de Senna e campeão da Indy em 1991, ele fez apenas 13 das 16 provas daquele ano antes de ser demitido pela McLaren.

Christian Fittipaldi, pela Minardi

O GP teve a participação de outros dois brasileiros. Christian Fittipaldi, pela Minardi, foi o oitavo colocado, a duas voltas de Prost.

Rubens Barrichello, da Jordan

Já Rubens Barrichello, da Jordan, em sua quinta participação na Fórmula 1, foi o 12º dos 14 classificados naquele dia, a três voltas do vencedor.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com