Anunciada inicialmente em maio de 2017, a parceria tecnológica firmada entre a Volvo e o Google avança agora no quesito integração. Conforme relata a marca, a próxima geração do sistema de entretenimento Sensus será completamente integrada aos recursos da gigante tecnológica, incluindo aplicativos como Google Maps, Google Assistant e Google Play Store. “Em breve, os motoristas da Volvo terão acesso direto a milhares de aplicativos diretamente no carro, facilitando o dia-a-dia e tornando a experiência a bordo mais agradável”, disse um porta-voz.
Na prática, o Google Assistant proporcionará uma interface central controlada por voz que permitirá ao condutor comandar as funcionalidades do veículo (como ar condicionado por exemplo), e utilizar apps de música ou enviar mensagens. Esta integração contribuirá para a redução do nível de distração, fazendo com que o motorista mantenha os olhos sempre na estrada. No caso do Google Maps, a marca destaca que dados de tráfego serão atualizados em tempo real, proporcionando ao motorista sugestões de rotas alternativas.
A expectativa é que a tecnologia esteja disponível comercialmente dentro de poucos anos. Não foi informado, porém, se a parceria do afetará a disponibilidade do Apple CarPlay.
Fotos: Divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volvo: XC90 com motor a gasolina segue em linha "enquanto houver demanda''
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Primeiras impressões Volvo EX90: SUV elétrico de um futuro que já chegou
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Volvo pede à Europa que mantenha prazo para fim do motor a combustão
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Volvo: carros elétricos não sacrificarão estilo em nome de eficiência