Este é o o Sol E20X, o primeiro modelo fruto da parceria entre a alemã Volkswagen com a chinesa JAC para a produção de carros elétricos. Praticamente um T40 eletrificado, ele teve diversas mudanças para se enquadrar em padrões exigidos pela fabricante europeia e em design, para não ser simplesmente um JAC com outra logomarca.
Sergio Habib, presidente do grupo SHC, teve bastante influência neste projeto. Detentor da operação da JAC no Brasil, ele decidiu diversos aspectos do design e, principalmente, no acabamento do T40 para agradar ao público brasileiro. As sugestões foram aplicadas no modelo vendido na China e, dele, nasce o Sol E20X. Da mesma forma, alterações na suspensão do T40 feitas pela VW chegaram ao modelo vendido no Brasil, com boas melhorias, como falamos em nosso primeiro contato com a versão CVT.
O Sol E20X seria, inicialmente, um Seat. Mas o governo chinês não permitiu e, por isso, há muitos elementos que lembram um modelo espanhol, principalmente por fora. Faróis e lanternas, por exemplo, são diferentes dos que encontramos no T40, assim como o sistema de freio de estacionamento, elétrico, e o seletor do câmbio.
O E20X tem o equivalente a 114 cv e 27,5 kgfm de torque, com autonomia de 300 km. Sua venda será exclusiva para o mercado chinês, seguido por um sedã e um compacto, sempre baseados em modelos da JAC em seu país de origem.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercedes-Benz CLA elétrico bate recorde do Porsche Taycan
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Porsche: "há uma tendência clara'' de preferência por carros a gasolina
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Toyota confirma lançamento da Hilux elétrica para 2025
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Mercedes-Benz admite que suas metas de eletrificação foram otimistas demais