Enquanto o HB20 aguarda nova geração, prevista para chegar até 2020, a Hyundai renova o compacto i20, modelo mais sofisticado que representa a marca coreana no exigente mercado europeu. Por lá, o hatch chega ao seu face-lift de meia vida e estreia não somente mudanças visuais como também uma nova transmissão.
No estilo, as principais mudanças estão na traseira, que teve a placa transferida do para-choque para a tampa do porta-malas, enquanto as lanternas ficaram maiores e ganharam novas lentes, mais brilhantes. Na frente, a grade principal e inferior foram redesenhadas, ao passo que os faróis receberam um feixe de LEDs na parte inferior da peça.
Na parte técnica, todas as versões passam a ter de série o sistema stop/start de desligamento do motor em paradas curtas. O atual motor 1.0 turbo com injeção direta foi mantido em duas configurações: 100 cv, com câmbio manual de 5 marchas, e 120 cv com 6 marchas. A novidade é que há uma nova transmissão automática de dupla embreagem e 7 marchas para as duas versões, como opcional. Fora isso, o i20 segue com a oferta do propulsor 1.2 aspirado, de 75 cv ou 84 cv, além de um 1.4 também aspirado de 100 cv (estes sempre com câmbio manual).
Outras atrações ficam por conta dos itens de segurança do pacote Hyundai SmartSense, que inclui assistente de manutenção de faixa, frenagem automática de emergência, detecção de fadiga do motorista e faróis com facho alto automático.
Tanto em termos visuais quanto de conteúdo, espera-se que o i20 possa inspirar a próxima geração do HB20. A ver.
Fotos: divulgação
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