A Volkswagen já havia dito que iria produzir um novo crossover abaixo do futuro T-Cross. Agora o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC revela que ele será fabricado em São Bernardo do Campo (SP) a partir de 2020. A nota divulgada na última terça-feira (17) pelo sindicado diz que será um CUV (Compact Utility Vehicle), enquanto a própria VW havia adiantado que ele terá plataforma MQB-A0 de Polo e Virtus.
Tanto a Volkswagen quanto o Sindicato evitam chamá-lo de SUV. A marca, quando revelou os planos de lançar este modelo, o chamou de crossover, enquanto a nota do Sindicato diz que é um CUV. Isto indica como deve ser o seu posicionamento de mercado e a carroceria utilizada. Além disso, a fabricante mostrou que seus rivais seriam Chevrolet Onix Activ, Hyundai HB20X e Honda WR-V, as versões aventureiras de Onix, HB20 e Fit, respectivamente (embora a Honda diga que o WR-V é um SUV).
Isto abre um leque de possibilidades para este novo modelo. Uma delas é que seja uma variante de um hatchback da marca, como o Polo, mas com uma identidade um pouco descolada. É uma tendência já adotada por algumas empresas, como a Renault, que tirou o nome Sandero do Stepway, ou o Ford Freestyle, como é conhecido o novo Ka aventureiro no resto do mundo.
Outra hipótese é semelhante à anterior, só que ao invés de ser uma variante do Polo, seria uma versão do futuro Gol e que chegaria primeiro às concessionárias, antecipando a nova geração do hatch. Essa é a mesma estratégia que a Ford utilizará com o Ka reestilizado, já que apresentou primeiro o aventureiro Freestyle.
A terceira possibilidade é que seja um modelo realmente novo, com carroceria de própria e mudanças suficientes para que ninguém diga que é só um Polo Cross. Aí seria um derivado mais barato do T-Cross, como no caso do futuro VW Tarek, uma variante de menor custo do Tiguan "curto" (não o AllSpace lançado aqui semana passada).
O desenvolvimento deste novo modelo pode ser uma estratégia global. A Volkswagen havia voltado a trabalhar em um crossover pequeno, semelhante ao projeto Taigun, que tinha plataforma do Up!. Com a volta do projeto, a VW pode ter feito as contas e visto que investir em um modelo com a base MQB-A0 seria mais viável. Se for o caso, ele pode herdar o nome de T-Track que seria usado pelo Taigun de produção.
Fotos e projeções: arquivo Motor1.com
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