A Volkswagen havia mostrado um conceito da Amarok V6 no Salão de Frankfurt (Alemanha) do ano passado, pintado de amarelo. Essa versão, chamada Aventura Exclusive, virou modelo de produção, deixando a picape ainda mais potente. Até agora, a versão mais forte da picape tinha motor 3.0 V6 TDI de 225 cv e 56,1 kgfm de torque. A nova configuração sobe esses números para 258 cv e 59,1 kgfm, um ganho de 33 cv e 3 kgfm, respectivamente. A marca não confirma se essas mudanças serão aplicadas para a Amarok vendida na América do Sul.
E tem mais. A função de overboost aumenta a potência disponível momentaneamente em mais 14 cv, totalizando 272 cv. Continua a usar uma transmissão automática de 8 marchas para despejar essa força nas quatro rodas pelo sistema 4Motion de tração integral. O torque máximo aparece a 1.400 rpm, enquanto a potência máxima está disponível a 3.250 rpm.
Disponível no exterior nos modelos Highline e Aventura, a nova versão da VW Amarok também traz novidades no visual. Tem detalhes em titânio preto no teto e nas colunas, além do mesmo nos bancos em couro Nappa. As rodas de 20 polegadas com acabamento em grafite escuro estão disponíveis somente na versão mais cara Aventura, assim como a cor metálica verde Peacock.
Fechando a lista de novidades estão os faróis duplos de xenônio com LED de iluminação diurna, faróis automáticos, sensor de chuva, luzes de neblina com função cornering, espelhos laterais rebatíveis eletricamente e santoantônio na cor do veículo. São itens de série no modelo Aventura e opcionais na versão Highline.
A super Amarok V6 já está disponível na Alemanha, custando €51,384 (cerca de R$ 218.453) na versão Highline e €58,072 (R$ 246.887) na Aventura. Como comparação, adicionando um pouco mais de €2,000 (R$ 8.502), o cliente poderia levar o novo Touareg também equipado com um motor V6 diesel.
O lançamento dessa versão mais potente da Amarok pode ser visto como uma resposta da Volkswagen à Mercedes-Benz Classe X, que ganhou a versão X350s 4Matic. Nesta configuração, a picape da Mercedes conta com motor 3.0 turbodiesel de 258 cv e 56 kgfm de torque. Era, até então, a picape média mais potente do segmento.
Fotos: Volkswagen
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Segredo: novo Volkswagen Tera será lançado em março de 2025
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Pablo Di Si, CEO da VW América do Norte, deixa o cargo de repente
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
México rejeita Amarok da Argentina e terá nova geração global da picape