Nome: Renault Sandero Sand’Up
Estreia: Salão de São Paulo 2008
Especificações: 1.6 16V Hi-Flex de 112 cv a 5.750 rpm e 15,5 kgfm de torque máximo, câmbio manual de 5 marchas
Porque lembramos dele:
O Salão de São Paulo de 2008 teve um gostinho especial para a Renault. Foi a primeira vez que a marca mostrou um conceito desenvolvido no Brasil, o Sandero Sand’Up. O hatch foi a base para um carro 2+2 lugares que apostava na versatilidade. O teto poderia ser retirado, deixando o modelo conversível. E ainda tinha um mecanismo que alongava o assoalho em 40 centímetros, transformando o Sandero em uma pequena picape.
A projeto partia do Sandero Stepway, na época inédito no Brasil. Aproveitava as ideias de um hatch aventureiro, com suspensão elevada e caixas de roda mais proeminentes. De certa forma, o Sandero Sand’Up acabou antecipando um outro veículo, a picape Duster Oroch. Algumas linhas são muito semelhantes, como o desenho da junção da coluna com a caçamba. A tampa traseira também lembra a Oroch, assim como as lanternas verticais posicionadas nas extremidades da carroceria.
A carroceria teve uma série de alterações. As portas, por exemplo, eram transparentes, feitas de policarbonato e que abriam para cima. Os faróis usavam lâmpadas de LED, enquanto o painel trazia uma tela de LCD na parte central, para mostrar o navegador por GPS e as imagens das câmeras laterais, que substituíam os espelhos.
A mecânica não era tão animadora quanto o design. Usava o mesmo motor 1.6 16V Hi-Flex de 112 cv e 15,5 kgfm do Sandero Stepway, acoplado a uma transmissão manual de 5 marchas. Só acelerava melhor por ser mais leve, indo de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos, contra os 11,5 s do Stepway. Apesar do estilo topa-tudo, a tração era apenas dianteira.
Fotos: Divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
EP-X: conceito esquecido da Honda fazia 42 km/l já em 1991
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Novo conceito da Hyundai parece um carro que saiu do Breaking Bad
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Esperado no Brasil, Toyota Yaris Cross já tem 2ª geração imaginada
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Mitsubishi DST Concept tem nome nada adequado e antecipa SUV de 7 lugares