Está é a Volkswagen Atlas Tanoak concept: sim, a marca alemã fez uma picape ao melhor estilo norte-americano. Mas, antes que você pergunte, "a princípio não há planos de produção para a Tanoak". Será mesmo?
Na verdade, Hinrich Woebcken, CEO da Volkswagen na América do Norte, foi enfático em dizer que não está interessado em vender uma picape nos EUA. Numa entrevista em Chicago no mês passado, ele falou a repórteres que o segmento de picapes grandes é muito tradicional para uma marca nova no setor fazer barulho, enquanto a categoria de picapes médias não representa vendas suficientes para deixar a VW animada.
"Basicamente volume pequeno. Os números são pequenos, não convencem, ele disse a respeito das picapes médias. "Temos muito trabalho e potencial de crescimento em outros segmentos, então isso não está entre nossas prioridades".
De todo modo, a Atlas Tanoak mostra o que a VW poderia aprontar entre as picapes, sendo um modelo ligeiramente maior que a Honda Ridgeline - aliás, a maior picape monobloco que se tem notícia atualmente. Ela é feita sobre a mesma plataforma MQB que serve tanto ao compacto Polo como ao grandalhão Atlas. Comparado ao SUV de 7 lugares, aliás, a picape teve a distância entre-eixos alongada em 28 cm e o comprimento total em 40 cm. Também é 5 cm mais alta que o Atlas. A VW diz que a caçamba tem 1,28 metro de largura livre entre as caixas de roda.
Visualmente, há alguns itens aproveitados do SUV, mas no geral a Tanoak tem aparência muito mais "parruda". Por ser um conceito, usa elementos típicos de show-cars como a grade iluminada que acompanha os faróis e as rodas aro 20". Por dentro, a cabine também foi modificada em relação ao Atlas convencional, incluindo novo volante, manopla do câmbio e bancos com maior apoio lateral para uso no off-road.
O motor 3.6 V6 a gasolina de 280 cv e 37,4 kgfm de torque é o mesmo do SUV, assim como o câmbio automático de 8 marchas e a tração integral 4Motion, com diversos modos off-road disponíveis para terrenos escorregadios.
A Atlas Tanoak (nome de uma árvore nativa da Califórnia) ficou indiscutivelmente bacana. As picapes médias podem não vender tanto quanto as grandes nos EUA, mas o sucesso de modelos como a Toyota Tacoma e a Chevrolet Colorado (uma variação da nossa S10) mostra que ainda há mercado para esta tipo de veículo.
No entanto, a VW afirma que por enquanto a Tanoak é um estudo para medir a reação do público e da imprensa. Em outras palavras, cruze seus dedos e encha a caixa de e-mails da marca alemã. Quem sabe ela não mude de ideia?
Fotos: Volkswagen
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Pablo Di Si, CEO da VW América do Norte, deixa o cargo de repente
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
México rejeita Amarok da Argentina e terá nova geração global da picape
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Volkswagen comemora os 65 anos de seu complexo industrial na Via Anchieta