A Volkswagen prepara mais uma mudança na geração atual do Gol e do Voyage. Antes de serem substituídos, na próxima década, os modelos terão uma última modificação, incluindo novo motor, câmbio automático e visual remoçado. Essa configuração top de linha, ao que tudo indica, já tem nome definido: Exclusive. O batismo aparece no registro de marcas do INPI, feito em abril do ano passado, mesma época em que registrou outros nomes importantes como dos SUVs Atlas e Tharu.
Confirmados no ano passado, após uma apresentação dos 20 lançamentos da Volkswagen na América Latina até 2020, tanto Gol quanto o Voyage passarão por mais uma reestilização antes da troca de geração. Esse visual seguirá as linhas do Gol Track, recebendo faróis maiores e grade frontal semelhante à da picape Saveiro, além de um novo para-choque.
Além da mudança visual, a Volkswagen irá equipar o Gol e o Voyage com motor 1.6 16V MSI de 117 cv, o mesmo usado no Polo e Virtus. A troca acontece por questões mecânicas, pois o câmbio automático de 6 marchas já está pronto para trabalhar com esse motor – tanto o Polo quanto o Virtus são vendidos na Argentina somente na versão 1.6 automática e devem ser lançados no Brasil em breve.
Será a primeira vez que Gol e Voyage terão um câmbio automático de verdade, com conversor de torque. O sedã atual ainda conta com o câmbio automatizado I-Motion de 5 marchas na versão Comfortline 1.6, mas ele deixará de ser oferecido com a chegada do automático. A apresentação acontecerá no segundo semestre.
Para 2020, a Volkswagen prepara o lançamento de uma nova geração do Gol. Desta vez será mesmo uma nova geração, ao invés de uma reestilização com a mesma plataforma. A marca o chama de Projeto A00, sigla que pode indicar uma simplificação da plataforma MQB-A0 do Polo. Seguirá como carro de entrada da VW na região, já que o Up! é um produto caro de produzir tem destino incerto até mesmo na Europa.
Fotos: divulgação
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