Nome: Fiat Uno Cabrio
Estreia: Salão de São Paulo de 2010
Especificações: 1.4 16V Turbo de 152 cv, 21,1 kgfm de torque e câmbio manual de 5 marchas
Porque lembramos dele:
Em 2010, a Fiat lançava o Novo Uno. Foi a maior mudança do modelo, que ganha linhas totalmente diferentes do que se conhecia até então. E foi esta a base usada pelas equipes de engenharia e design para criar o Uno Cabrio, um conceito que despertou a esperança da volta do Uno Turbo e ficou apenas no desejo.
Mostrado no Salão de São Paulo daquele ano, o Uno Cabrio era funcional. A engenharia foi a responsável pelos reforços de estrutura, necessárias pela ausência do teto e colunas B e C, e por colocar no cofre o motor 1.4 turbo, naquele momento utilizado no Punto T-Jet, com 152 cv e câmbio manual de 5 marchas (a caixa de 6 marchas chegou apenas com o Bravo T-Jet). Suspensão, freios e rodas de 17" com pneus de perfil baixo completam o pacote esportivo e dinâmico do conceito.
O setor de design manteve detalhes básicos do Uno, mas trabalhou os para-choques para um visual mais esportivo e aplicou uma entrada de ar (falsa) na lateral traseira. As lanternas, em LEDs, são exclusivas, já que o Uno de produção tem as lanternas na coluna C, ausente no Cabrio.
No interior, o painel do Uno recebeu detalhes na cor prata, novos manômetros (pressão de turbo, óleo e combustível), novo volante de 3 raios e grafismo exclusivo nos instrumentos. Os bancos são concha com cintos de seguranças de 4 pontos, vindos de modelos de competição.
Se o Uno Cabrio trazia a esperança do retorno do Uno Turbo, no mesmo Salão a Fiat apresentava o Uno Sporting, com detalhes estéticos remetendo a um esportivo, mas o motor 1.4 tinha os mesmos 88 cv das demais versões, apenas com a relação de câmbio encurtada.
Fotos: Divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo conceito da Hyundai parece um carro que saiu do Breaking Bad
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Esperado no Brasil, Toyota Yaris Cross já tem 2ª geração imaginada
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Mitsubishi DST Concept tem nome nada adequado e antecipa SUV de 7 lugares
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Este é Mito Cabrio que a Alfa Romeo nunca se atreveu a fabricar