Polícia divulga vídeo do acidente com carro autônomo da Uber
Especialistas dizem que veículo deveria ter evitado o impacto, mesmo no escuro
A polícia da cidade americana de Tempe, no estado do Arizona, divulgou nesta quinta-feira (22) o vídeo gravado a partir do carro autônomo da Uber que atropelou e matou uma mulher no último domingo (18). A sequência dura poucos segundos e mostra a visão exterior do veículo no exato momento em que Elaine Herzberg, de 49 anos, cruza a estrada conduzindo uma bicicleta e é atingida em cheio. As imagens confirmam que vítima atravessou fora da faixa de pedestres e que tornou-se visível somente quando já estava no meio da pista, dada a baixa visibilidade do trecho.
Sob outro ângulo, as imagens também mostram a reação da condutora Rafaela Vasquez diante do aparecimento repentino da mulher. Vasquez, vale lembrar, estava no carro por força das leis norte-americanas, que só permitem testes com carros autônomos diante da presença de uma pessoa a bordo para assumir o controle em caso de emergência - o que não aconteceu. A co-condutora desvia o olhar em repetidas ocasiões, por mais de 5 segundos, inclusive instantes antes do impacto.
Apesar disso, especialistas consultados pela agência de notícias Associated Press declararam que houve falha do sistema. Mesmo no escuro, o veículo deveria ter detectado a mulher e parado automaticamente. "A vítima não veio do nada. Ela estava se movendo em uma rua escura, mas uma rua aberta, então o Lidar (laser) e o radar deveriam ter detectado e registrado", disse Bryant Walker Smith, especialista em autônomos.
"O sistema deveria ter sido capaz de detectá-la", disse Sam Abuelsmaid, também estudioso da área. "Pelo que vejo no vídeo, parece que o carro é o culpado, não o pedestre", afirmou.
Por outro lado, a chefe de polícia de Temple, Sylvia Moir, disse em entrevista recente que a evidência avaliada até agora sugere que o carro não foi o culpado pelo acidente. "Ficou bem claro que seria difícil evitar esta colisão em qualquer modo (autônomo ou não) baseado em como a vítima saiu das sombras direto para a rua", disse. O caso está sendo investigado.
Em nota, a Uber lamentou o ocorrido e disse estar cooperando ativamente com as autoridades. Todos os testes com carros autônomos da empresa nas cidades de Phoenix, Pittsburgh, São Francisco e Toronto foram suspensos.
Vídeo: ABC 15 Arizona
Galeria: Volvo XC90 - Testes Uber
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Uma visita guiada ao Carde, museu de automóveis e arte em Campos do Jordão
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Semana Motor1.com: Flagras do Onix e Taos, Ioniq 5 e mais
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
"Um Golf será sempre um Golf, agora ou daqui a 20 anos", diz designer
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
De 218 a 727 cv: 40 anos de evolução do BMW M5 por meio de seus motores