Após anos com poucos SUVs na linha, a Volkswagen está correndo para reverter o prejuízo e promete lançar seis novos SUVs em 2018. Um deles será um compacto que estreia em agosto na China, um modelo inédito que será global e já teve sua produção confirmada na Argentina até 2020. Este crossover é conhecido internamente como Tarek (até então Tharu) e será vendido no Brasil como uma resposta ao sucesso do Jeep Compass com preço estimado na faixa logo acima dos R$ 100 mil.
A projeção que ilustra esta matéria foi feita com base no esboço que a Volkswagen apresentou durante sua conferência anual de imprensa, que já adianta boa parte do design do Tarek. O SUV terá uma grade frontal bem larga, com faróis na mesma dimensão, da mesma forma que a marca fez com o Atlas e, mais recentemente, com a nova geração do Tiguan.
Pouca coisa deve mudar do esboço para o modelo real, mantendo o estilo geral do para-choque, alterando somente as entradas de ar nas laterais. As luzes de neblina devem continuar na parte inferior.
No caso da traseira, não há uma imagem de base, então o autor teve que se inspirar nas linhas usadas pelos demais SUVs da fabricante, principalmente o novo Tiguan. Não deve estar longe da realidade, já que a Volkswagen é uma das montadoras que mais reforçam o uso da identidade visual em todos os seus carros.
Já do lado de dentro, podemos esperar que ele seja bem parecido com os últimos lançamentos da marca, como Polo e Jetta, só que pendendo mais para o nível de acabamento do sedã médio, devido ao seu preço e posicionamento.
Embora seja chamado pela marca de “SUV das pessoas”, querendo dizer que ele será mais acessível, virá bem equipado. Pode esperar por tecnologias como a nova central multimídia com comandos por gestos, o painel digital Active Info Display, e controle de cruzeiro adaptativo, itens que aparecem na nova geração do Jetta.
Sua plataforma será a MQB, a mesma do Golf. Usando como base o Skoda Karoq, SUV que tem a mesma filosofia de ser mais barato do que o Tiguan, o Tarek deve ter dimensões semelhantes ao do modelo sueco (4,38 metros de comprimento), o que neste caso o deixaria apenas 4 cm menor do que o Jeep Compass, seu principal rival. A motorização deve ser focada no uso do 1.4 TSI de 150 cv, já produzido no Brasil, descartando o 1.5 TSI europeu. Caso queiram uma versão mais potente, ela deve ser equipada com o 2.0 TSI de 200 cv. Ambos trabalharão com a transmissão automática Tiptronic de 6 marchas.
Enquanto o Tarek não chega, a Volkswagen irá investir em outros SUVs para nosso mercado. A nova geração do Tiguan desembarca no país ainda no 1º semestre, na versão Allspace de 7 lugares. No final deste ano será a vez do T-Cross, crossover baseado no Polo que deve ser apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro, chegando às lojas somente no início de 2019. A marca ainda estuda a chegada do Atlas, SUV grande vendido nos EUA e que pode ser vendido por aqui com o nome Teramont, o mesmo usado na China.
Projeção: Kleber Silva / Behance
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