page ad skin

Geely teria procurado BMW antes de comprar ações da Mercedes

Marca ofereceu acesso ao mercado chinês em troca de tecnologia elétrica

geely logo

Quanto mais notícias aparecem sobre a Geely, mais ficamos coçando a cabeça de curiosidade. A companhia chinesa virou notícia no mês passado quando revelou que Li Shufu, seu CEO, comprou US$ 9 bilhões em ações da Daimler, dona da Mercedes-Benz, ficando com 9,69% de participação da empresa. É o suficiente para fazer com que seja o maior acionista. De acordo com as publicações Spiegel Online e BMW Blog, Shufu teria procurado primeiro a BMW em Munique.

Leia também:

De acordo com as reportagens, a Geely não teria ido atrás da BMW para comprar ações, e sim para formar alguma parceria que beneficia-se ambas as empresas. Shufu queria a tecnologia para carros elétricos da BMW e, em troca, teria prometido acesso ao mercado chinês, supostamente citando a influência da Geely junto ao governo. Essas conversas secretas teriam acontecido em 2016 e, obviamente, a resposta foi não, pois a BMW acabou fechando uma parceria com a Great Wall.

Galeria: BMW Série 5 Long Wheelbase

Resumindo as movimentações da Geely pelo mundo automotivo nos últimos anos, agora sabemos dessa tentativa de parceria com a BMW em 2016; antes disso a empresa comprou a Volvo da Ford, em 2010. No ano passado, adquiriu a Lotus e, por algum motivo, também comprou a Terrafugia, fabricante de carros voadores. O grupo também teria feito uma oferta para comprar a Fiat-Chrysler no no passado, que acabou negado pois a FCA queria deixar Alfa Romeo e Maserati fora do acordo. Tentarem até comprar a Daimler, só que a empresa alemã negou e disse que a Geely poderia comprar as ações na bolsa como qualquer outro investidor. E foi o que Shufu acabou fazendo.

Ah sim, Geely também é a criadora de uma marca de luxo chinesas chamada Lynk & Co, que a Ford está processando porque o nome tem a mesma sonoridade que sua divisão de luxo, a Lincoln.

Galeria: Lynk & Co 03 Sedan

De acordo com a Reuters, uma fonte anônima ligada à Shufu disse que o CEO imagina que o mercado automotivo terá somente duas ou três fabricantes de todas as atuais, e ele acredita que as empresas devem se unir para sobreviver. Pode parecer um pouco bizarro, considerando a quantidade de montadoras que existem ao redor do mundo. Mas explica porque a Geely parece até desesperada em comprar várias marcas neste momento.

Após vender as ações para a Geely, a Daimler deu as boas-vindas à Shufu, porém enfatizando que já tem uma parceria bem forte com outra chinesa, a BAIC Motor - outra rival da Geely. Vamos ver o que a Geely planeja para a semana que vem.

Fonte: Spiegel Online, BMW Blog, Reuters

Envie seu flagra! flagra@motor1.com