Conceitos esquecidos: Audi Avantissimo era a perua do A8 que queríamos
Seria a station-wagon top de linha da Audi. Seria...
Nome: Audi Avantissimo
Estreia: Salão de Frankfurt 2001
Especificações: 4.2 V8 biturbo de 430 cv e 61,2 kgfm de torque, tração integral Quattro, transmissão automática de 6 marchas, carroceria de alumínio.
Porque lembramos dele:
A ideia de uma perua grande de luxo da Audi poderia interessar a quem não quer entrar na onda dos SUVS.
Lembra quando a Audi brincou com nossas emoções e mostrou um A8 Coupe no Salão de Genebra de 1997? A marca alemã nos deixou chupando o dedo de novo quatro anos depois, quando revelou o Avantissimo em Frankfurt (Alemanha), como uma proposta de um A8 station-wagon. Só que, assim como no caso do cupê, este conceito nunca tornou-se um modelo de produção.
O Avantissimo, na verdade, adiantava duas coisas: a segunda geração do A8 (D3), lançada um ano depois dessa apresentação, e a central multimídia Multi Media Interface (MMI), sistema que ainda é utilizado. Largo e imponente, o protótipo tinha um pouco mais de 5 metros de comprimento, 1,91 m de largura e 1,43 m de altura, com design futurista.
Contava com carroceria de alumínio, para ficar o mais leve possível. E foi criado com um teto de vidro e painéis fotovoltaicos para absorver a energia do sol, utilizada para dar energia ao sistema de ventilação do carro enquanto o motor estiver desligado, evitando gasto de combustível.
Falando no motor, os engenheiros da Audi colocaram o então novo 4.2 V8 biturbo, transmitindo a potência para as quatro rodas usando o sistema Quattro e a transmissão automática de 6 marchas, que podia ser controlada por aletas atrás do volante.
As enormes rodas aro 22" de liga leve com acabamento polido usavam um sistema diferente de presilhas, que efetivamente acabavam com o risco do pneu destalonar. Com sensores internos de pressão, os pneus eram do tipo "run flat", capazes de rodar mais de 200 km a até 80 km/h caso estivessem furados. Os faróis bi-xênon também eram especiais, utilizando refletores móveis que permitiam iluminar a curva ao girar o volante para os lados, aumentando a visibilidade.
Apesar de todos estes itens, o Avantissimo não passou de um conceito. Com a Audi agora de olho nos SUVs e crossovers, não devemos ver uma perua grande para ficar acima da A6 Avant tão cedo. Na verdade, deveríamos ficar feliz por ainda apostarem em algumas station wagons.
Fotos: Divulgação
Galeria: Audi Avantissimo Concept 2001
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Audi toma frente e é 1ª a fechar fábrica; VW é dúvida
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Novo Audi Q5 Sportback 2025 faz de 0 a 100 km/h em 4,5 s
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Nova AUDI não competirá pelos mesmos clientes da Audi; marca explica
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Audi desistiu de fazer carros divertidos porque SUVs dão mais dinheiro