page ad skin

Skoda Vision X faz prévia do VW T-Cross com mais de 102 kgfm de torque

Eis a versão tcheca do SUV compacto da Volkswagen

2018 Skoda Vision X concept

A Skoda antecipa seu próximo SUV compacto com o conceito Vision X, revelado nesta terça-feira (6) no Salão de Genebra. Embora tenha alguns itens típicos de showcars, como as rodas aro 20", as maçanetas embutidas na carroceria e o interior com uma grande tela para os principais comandos, este conceito dará origem ao primo tcheco do VW T-Cross, o SUV do Polo.

No caso da Skoda, este SUV será posicionado abaixo do médio Karoq. Mas, enquanto conceito, o Vision X tem como principal atração seu conjunto mecânico capaz de rodar com gasolina, gás natural ou eletricidade. Trata-se de uma versão modificada do conhecido 1.5 TSI do Grupo Volkswagen, mas que troca o TSI pelo G-TEC na nomenclatura, por poder rodar com o gás natural.

Skoda Vision X

Quando roda no gás, o motor entrega 130 cv e 20,4 kgfm de torque, o que nos parece bastante suficiente para uso urbano. O gás natural comprimido fica armazenado em dois tanques, um embaixo do banco traseiro e outro posicionado atrás do eixo traseiro. É importante mencionar que este eixo só entra em ação quando o carro precisa de mais força ou em condições de baixa aderência. 

O curioso trem de força do Vision X consiste ainda em dois motores elétricos: um que atua como gerador de partida do motor 1.5, e outro que é um motor separado com torque imediato de 7,1 kgfm, posicionado no eixo traseiro e que trabalha em parceria com uma bateria de íon-lítio. Pode ser carregado também pela energia das frenagens e usado quando necessário. 

Skoda Vision X

Dependendo do que você precisa, o Vision X pode ter tração dianteira, traseira ou 4x4, e entregar mais de 102 kgfm de torque, o que é um tanto impressionante em se tratando de um Skoda (marca de baixo custo do Grupo VW). O desempenho não é tão impressionante assim, com aceleração de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos e máxima de 200 km/h. A autonomia total, em parceria com o motor a gasolina, fica acima dos 650 km, com emissões de CO2 em baixos 89g/km. Se faltar combustível, há um skate elétrico no porta-malas para chegar ao destino. 

Será que veremos algo parecido no modelo de produção? Difícil, mas não impossível...

Fotos:Motor1.com

Galeria: Skoda Vision X no Salão de Genebra

Envie seu flagra! flagra@motor1.com