Varejo em fevereiro – Polo novamente no pódio e Kwid no top 5
Hilux mantém domínio entre os comerciais leves.
As vendas no varejo em fevereiro representaram 62,34% do total registrado (151.691 unidades). A Chevrolet (17,19%) manteve a liderança por marcas, mas a vantagem sobre a VW (13,33%), que havia sido superior a seis pontos percentuais, caiu para pouco menos de quatro. Hyundai (11,76%), Toyota (9,93%) e Honda (8,66%) completaram as cinco primeiras posições.
AUTOMÓVEIS
O pódio entre os automóveis foi exatamente o mesmo de janeiro. Chevrolet Onix (7.695), Hyundai HB20 (5.961) e VW Polo (4.309), estes dois últimos com mais de 80% das vendas no varejo, não deram chances aos adversários. O Ford Ka (3.857) se manteve em quarto, mas sob fortíssima ameaça do Renault Kwid (3.698), 13º em janeiro.
Rival do Polo, o Fiat Argo (2.873) caiu para a sétima posição, ultrapassado pelo Honda HR-V (3.287), único SUV/crossover presente no top 10. Oitavo, o Chevrolet Prisma (2.709) foi novamente líder entre os sedãs. Nono, o Toyota Etios Hatch (2.428) assegurou lugar no pelotão da frente pelo quarto mês consecutivo.
O Corolla, por sua vez, ensaiou uma boa reação. Após cair para 17º na última lista, o Toyota emplacou 2.330 unidades e saltou sete posições. Vendendo menos do que o Honda Civic (1.600), 21º, o Renault Sandero (1.421) completou meio ano fora do top 20.
Dentro do top 20, o Chevrolet Tracker (1.760) novamente vendeu mais do que o rival Ford Ecosport (1.375) e completou três meses emplacando mais do que o Cruze Sedan (1.080). Em seu primeiro mês de mercado, o VW Virtus (987) por muito pouco não bate o Fiat Grand Siena (990).
39º, o Kia Sportage foi o único modelo da lista a emplacar a totalidade de suas 478 unidades no varejo – o mais próximo foi o Chevrolet Equinox (342), 48º, com 97,7%. Decepção do mês, o Fiat Uno (328) foi o último colocado do top 50, vendendo menos do que o Chevrolet Cruze Sport6 (339).
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
FEV 18 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
7.695 |
60,13% |
12.797 |
2º |
HYUNDAI HB20 |
5.961 |
80,95% |
7.364 |
3º |
VW POLO |
4.309 |
87,19% |
4.942 |
4º |
FORD KA |
3.857 |
58,71% |
6.570 |
5º |
RENAULT KWID |
3.698 |
82,07% |
4.506 |
6º |
HONDA HR-V |
3.287 |
91,31% |
3.600 |
7º |
FIAT ARGO |
2.873 |
81,02% |
3.546 |
8º |
CHEVROLET PRISMA |
2.709 |
70,53% |
3.841 |
9º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
2.428 |
88,97% |
2.729 |
10º |
TOYOTA COROLLA |
2.330 |
60,22% |
3.869 |
11º |
HYUNDAI CRETA |
2.202 |
71,73% |
3.070 |
12º |
VW FOX/CROSS FOX |
2.195 |
85,04% |
2.581 |
13º |
FIAT MOBI |
2.133 |
64,11% |
3.327 |
14º |
VW GOL |
1.964 |
43,73% |
4.491 |
15º |
NISSAN KICKS |
1.950 |
56,41% |
3.457 |
16º |
JEEP COMPASS |
1.919 |
50,69% |
3.786 |
17º |
HYUNDAI HB20S |
1.858 |
75,71% |
2.454 |
18º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
1.820 |
79,65% |
2.285 |
19º |
CHEVROLET TRACKER |
1.760 |
96,65% |
1.821 |
20º |
HONDA FIT |
1.746 |
74,62% |
2.340 |
21º |
HONDA CIVIC |
1.600 |
84,52% |
1.893 |
22º |
RENAULT SANDERO |
1.421 |
53,34% |
2.664 |
23º |
FORD ECOSPORT |
1.375 |
72,41% |
1.899 |
24º |
HONDA WR-V |
1.164 |
95,96% |
1.213 |
25º |
JEEP RENEGADE |
1.160 |
52,73% |
2.200 |
26º |
VW UP |
1.132 |
87,62% |
1.292 |
27º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
1.080 |
61,57% |
1.754 |
28º |
FIAT GRAND SIENA |
990 |
74,66% |
1.326 |
29º |
VW VIRTUS |
987 |
67,84% |
1.455 |
30º |
FORD FIESTA |
977 |
81,69% |
1.196 |
31º |
FORD KA SEDAN |
718 |
32,76% |
2.192 |
32º |
NISSAN MARCH |
620 |
63,07% |
983 |
33º |
NISSAN VERSA |
605 |
48,28% |
1.253 |
34º |
CHEVROLET SPIN |
581 |
34,46% |
1.686 |
35º |
RENAULT CAPTUR |
543 |
55,81% |
973 |
36º |
VW VOYAGE |
529 |
25,25% |
2.095 |
37º |
TOYOTA HILUX SW4 |
510 |
80,82% |
631 |
38º |
CHEVROLET COBALT |
484 |
39,70% |
1.219 |
39º |
KIA SPORTAGE |
478 |
100,00% |
478 |
40º |
CITROËN C3 |
464 |
87,22% |
532 |
41º |
HYUNDAI IX35 |
459 |
82,85% |
554 |
42º |
VW JETTA |
415 |
92,22% |
450 |
43º |
PEUGEOT 208 |
386 |
60,69% |
636 |
44º |
HONDA CITY |
379 |
50,80% |
746 |
45º |
MITSUBISHI ASX |
379 |
95,95% |
395 |
46º |
RENAULT DUSTER |
360 |
38,71% |
930 |
47º |
RENAULT LOGAN |
360 |
26,85% |
1.341 |
48º |
CHEVROLET EQUINOX |
342 |
97,71% |
350 |
49º |
CHEVROLET CRUZE SPORT6 |
339 |
48,64% |
697 |
50º |
FIAT UNO |
328 |
42,93% |
764 |
COMERCIAIS LEVES
Entre os comerciais leves, o domínio absoluto da Hilux continuou. Com 1.765 unidades, a picape da Toyota vendeu mais do que Chevrolet S10 (1.066) e Fiat Toro (664) somadas. Superada pela VW Saveiro (458) em janeiro, a Mitsubishi L200 (489) recuperou a quarta posição.
A Ford Ranger (379) repetiu a sexta posição do último ranking, com boa vantagem sobre o Hyundai HR (300), que subiu um posto. Líder geral no mês passado, a Fiat Strada (189) foi apenas a 10ª colocada, com menos de 5% de suas vendas para consumidores finais.
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
FEV 18 |
1º |
TOYOTA HILUX |
1.765 |
82,02% |
2.152 |
2º |
CHEVROLET S10 |
1.066 |
52,93% |
2.014 |
3º |
FIAT TORO |
664 |
21,76% |
3.052 |
4º |
MITSUBISHI L200 |
489 |
65,46% |
747 |
5º |
VW SAVEIRO |
458 |
15,49% |
2.957 |
6º |
FORD RANGER |
379 |
40,84% |
928 |
7º |
HYUNDAI HR |
300 |
80,21% |
374 |
8º |
RENAULT DUSTER OROCH |
269 |
35,39% |
760 |
9º |
VW AMAROK |
250 |
19,62% |
1.274 |
10º |
FIAT STRADA |
189 |
4,57% |
4.137 |
11º |
FIAT FIORINO |
167 |
31,93% |
523 |
12º |
IVECO DAILY 3514 |
156 |
95,12% |
164 |
13º |
KIA K2500 |
156 |
100,00% |
156 |
14º |
NISSAN FRONTIER |
139 |
23,76% |
585 |
15º |
RENAULT MASTER |
120 |
25,75% |
466 |
16º |
CHEVROLET MONTANA |
109 |
11,16% |
977 |
17º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 |
71 |
87,65% |
81 |
18º |
TOYOTA HILUX SW4 |
58 |
82,86% |
70 |
19º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
36 |
92,31% |
39 |
20º |
PEUGEOT PARTNER |
36 |
30,25% |
119 |
21º |
CITROËN JUMPY |
32 |
35,96% |
89 |
22º |
LIFAN FOISON |
18 |
100,00% |
18 |
23º |
PEUGEOT EXPERT |
15 |
42,86% |
35 |
24º |
FIAT DUCATO |
11 |
20,37% |
54 |
25º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 |
11 |
100,00% |
11 |
26º |
MERCEDES-BENZ VITO |
11 |
100,00% |
11 |
27º |
JAC V260 |
10 |
100,00% |
10 |
28º |
EFFA K01 |
9 |
100,00% |
9 |
29º |
FOTON AUMARK 3.5 - 14DT |
3 |
100,00% |
3 |
30º |
RAM 2500 |
3 |
14,29% |
21 |
31º |
CITROËN JUMPER |
2 |
33,33% |
6 |
32º |
EFFA K02 |
2 |
100,00% |
2 |
33º |
EFFA V21 |
2 |
100,00% |
2 |
34º |
EFFA V22 |
2 |
100,00% |
2 |
35º |
IVECO DAILY |
2 |
100,00% |
2 |
36º |
IVECO DAILY 5516 |
2 |
100,00% |
2 |
37º |
RENAULT KANGOO |
2 |
2,20% |
91 |
38º |
FOTON AUMARK 3.5 - 12DT |
1 |
100,00% |
1 |
39º |
FOTON AUMARK 3.5 - 14ST |
1 |
100,00% |
1 |
40º |
HAFEI TOWNER |
1 |
100,00% |
1 |
41º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 311 |
1 |
100,00% |
1 |
42º |
SHINERAY TRUCK |
1 |
100,00% |
1 |
43º |
TOYOTA BANDEIRANTE |
1 |
100,00% |
1 |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em novembro?
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Honda WR-V ou Toyota Yaris Cross: o que esperar deste embate em 2025
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Qual é o legado que Carlos Tavares deixou para a Stellantis?