Nome: Ford Ghia Saetta
Apresentação: Salão de Turim (Itália) - 1996
Especificações: Motor 1.3 de quatro cilindros, tração dianteira, dois assentos
Porque lembramos dele:
Até a primeira metade da década de 1990, a Ford tinha o Fiesta como seu carro de entrada para a Europa. Depois desceram um degrau em 1996, com o lançamento do subcompacto Ka. Pouco antes de sua estreia, a marca adiantou um pouco de como seria o modelo com o conceito Ghia Saetta, apresentado no Salão de Turim (Itália).
Visto de traseira, é impossível associar o Saetta com a primeira geração do Ka. As lanternas em forma de V e o porta-malas em um ângulo mais baixo enganam completamente. Mas é fácil notar sua ligação com o compacto olhando para a frente, com o jogo de formas entre grade e faróis, muito semelhante ao do modelo final. Boa parte do interior também acabou sendo levado para a versão de produção, especialmente o painel de desenho arredondado.
Batizado de Saetta (relâmpago, em italiano), o conceito utilizava a filosofia de estilo que a Ford batizou de “New Edge”. Era construído sobre a plataforma do Fiesta e, por conta de seu porte compacto, tinha apenas dois assentos. Sob o capô estava o motor 1.3 Endura E de quatro cilindros, o mesmo do Fiesta e que acabou usado no Ka de produção.
Foi um carro impressionante para a época, com seu design ousado e detalhes com formas bem definidas, como a peça cinza do para-choque que se integrava aos para-lamas. Tinha painéis de fibra de carbono no exterior e uma barra longitudinal que ligava o para-brisa à parte de trás. Foi leiloado por US$ 58.750 (R$ 191,2 mil) há alguns anos.
Fotos: Divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
EP-X: conceito esquecido da Honda fazia 42 km/l já em 1991
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Novo conceito da Hyundai parece um carro que saiu do Breaking Bad
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Esperado no Brasil, Toyota Yaris Cross já tem 2ª geração imaginada
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Mitsubishi DST Concept tem nome nada adequado e antecipa SUV de 7 lugares