Mais vendidos na Alemanha – Em baixa no Brasil, VW Golf empurra recorde local
Série 1 e Focus registram altas expressivas
O início de 2018 foi de comemorações no mercado alemão. Com 269.429 veículos novos comercializados no mês de janeiro, as vendas cresceram expressivos 11,6% na comparação com o mesmo período do ano passado. E o grande responsável por esta alta foi o líder absoluto entre os modelos.
Com 18.684 unidades, quase 7% de tudo o que foi vendido no período, o Golf cresceu mais de 30% e garantiu acima de 11 mil unidades de vantagem sobre o VW Tiguan (7.427) e de mais de 12 mil sobre o Passat (6.328), assegurando um pódio 100% VW. Este foi o quarto mês seguido em que o preferido dos alemães registrou alta na casa dos dois dígitos.
Intruso num top 5 dominado pela maior montadora do país – no mês passado foram 54.348 unidades e mais de 20% de participação de mercado -, o Mercedes Classe C (5.906) recuou menos de 1%, mas ainda ficou à frente de um VW Polo (5.667) que ainda não conseguiu retornar ao pódio em sua nova geração.
Galeria: BMW M140i 2017
Vice-líder em dezembro, o BMW Série 1 (4.897) se manteve entre os dez primeiros graças a uma alta de mais de 50%. Menos, no entanto, do que os mais de 63% do Ford Focus (4.762), nono, que registrou a maior evolução em relação a 2017.
Atrás apenas do Tiguan entre os SUVs/crossovers, o Mercedes GLC (4.179) se aproximou do top 10 com um crescimento de quase 65%. Um de seus maiores rivais, no entanto, não vive um bom momento em seu mercado natal. Com 1.731 unidades, o Audi Q5 foi apenas o 43º, em baixa de praticamente 50%.
Galeria: Dacia Sandero, Logan MCV 2016 estreiam em Paris
Entre os sedãs de luxo, o novo BMW Série 5 continuou agradando os consumidores locais e fechou janeiro com 3.866 unidades, 122% a mais do que há doze meses. Excluídos os representantes da Seat e da Skoda, marcas do grupo VW, nenhum estrangeiro vendeu mais do que o Dacia Sandero (2.313, +40%), 28º colocado.
Por marcas, o destaque negativo foi a Audi (21.032). Embora terceira colocada, a marca de Ingolstadt foi a única entre as dez primeiras a perder espaço no período (-2,9%). Outras doze marcas, no entanto, não tiveram do que se queixar, todas com altas na casa dos dois dígitos – destaque para os mais de 40% registrados pela Kia (5.189), 15ª.
POS. |
MODELO |
JAN.18 |
% MERCADO |
JAN.17 |
% VARIAÇÃO |
1 |
VW GOLF |
18.684 |
6,9% |
14.237 |
31,2% |
2 |
VW TIGUAN |
7.427 |
2,8% |
6.693 |
11,0% |
3 |
VW PASSAT |
6.328 |
2,3% |
7.175 |
-11,8% |
4 |
MERCEDES CLASSE C |
5.906 |
2,2% |
5.941 |
-0,6% |
5 |
VW POLO |
5.667 |
2,1% |
5.965 |
-5,0% |
6 |
AUDI A4 |
5.097 |
1,9% |
4.531 |
12,5% |
7 |
SKODA OCTAVIA |
5.029 |
1,9% |
4.425 |
13,6% |
8 |
BMW SÉRIE 1 |
4.897 |
1,8% |
3.187 |
53,7% |
9 |
FORD FOCUS |
4.762 |
1,8% |
2.916 |
63,3% |
10 |
VW TOURAN |
4.630 |
1,7% |
4.498 |
2,9% |
11 |
MERCEDES GLK / GLC |
4.179 |
1,6% |
2.540 |
64,5% |
12 |
MERCEDES CLASSE E |
4.169 |
1,5% |
3.442 |
21,1% |
13 |
OPEL ASTRA |
3.946 |
1,5% |
5.176 |
-23,8% |
14 |
BMW SÉRIE 5 |
3.866 |
1,4% |
1.739 |
122,3% |
15 |
MINI |
3.624 |
1,3% |
3.086 |
17,4% |
16 |
AUDI A3 |
3.594 |
1,3% |
3.440 |
4,5% |
17 |
AUDI A6 |
3.476 |
1,3% |
2.590 |
34,2% |
18 |
FORD KUGA |
3.394 |
1,3% |
2.235 |
51,9% |
19 |
FORD FIESTA |
3.360 |
1,2% |
3.180 |
5,7% |
20 |
VW CADDY |
3.333 |
1,2% |
2.799 |
19,1% |
21 |
OPEL CORSA |
3.269 |
1,2% |
3.502 |
-6,7% |
22 |
SKODA FABIA |
3.200 |
1,2% |
3.459 |
-7,5% |
23 |
VW UP |
3.197 |
1,2% |
2.729 |
17,1% |
24 |
BMW SÉRIE 2 |
2.992 |
1,1% |
3.515 |
-14,9% |
25 |
SEAT LEON |
2.797 |
1,0% |
2.254 |
24,1% |
26 |
BMW X1 |
2.475 |
0,9% |
5.120 |
-51,7% |
27 |
OPEL MOKKA |
2.341 |
0,9% |
2.491 |
-6,0% |
28 |
DACIA SANDERO |
2.313 |
0,9% |
1.650 |
40,2% |
29 |
OPEL INSIGNIA |
2.282 |
0,8% |
1.248 |
82,9% |
30 |
BMW SÉRIE 3 |
2.271 |
0,8% |
2.578 |
-11,9% |
31 |
NISSAN QASHQAI |
2.260 |
0,8% |
2.406 |
-6,1% |
32 |
MAZDA CX-5 |
2.175 |
0,8% |
1.235 |
76,1% |
33 |
SMART FORTWO |
2.048 |
0,8% |
1.561 |
31,2% |
34 |
MERCEDES CLASSE A |
1.977 |
0,7% |
1.975 |
0,1% |
35 |
FIAT 500 |
1.949 |
0,7% |
1.998 |
-2,5% |
36 |
AUDI A5 |
1.832 |
0,7% |
1.890 |
-3,1% |
37 |
RENAULT CAPTUR |
1.832 |
0,7% |
1.238 |
48,0% |
38 |
CITROËN C3 |
1.801 |
0,7% |
911 |
97,7% |
39 |
TOYOTA YARIS |
1.793 |
0,7% |
1.255 |
42,9% |
40 |
HYUNDAI TUCSON |
1.761 |
0,7% |
1.432 |
23,0% |
41 |
MERCEDES CLA |
1.741 |
0,6% |
1.639 |
6,2% |
42 |
SKODA KODIAQ |
1.737 |
0,6% |
0 |
NOVO |
43 |
AUDI Q5 |
1.731 |
0,6% |
3.364 |
-48,5% |
44 |
HYUNDAI I30 |
1.730 |
0,6% |
1.636 |
5,7% |
45 |
RENAULT CLIO |
1.723 |
0,6% |
1.570 |
9,7% |
46 |
AUDI Q2 |
1.695 |
0,6% |
884 |
91,7% |
47 |
MERCEDES CLASSE B |
1.680 |
0,6% |
2.101 |
-20,0% |
48 |
OPEL CROSSLAND X |
1.629 |
0,6% |
0 |
NOVO |
49 |
SKODA SUPERB |
1.594 |
0,6% |
2.032 |
-21,6% |
50 |
DACIA DUSTER |
1.588 |
0,6% |
921 |
72,4% |
POS. |
MARCA |
JAN.18 |
% MERCADO |
JAN.17 |
% VARIAÇÃO |
1 |
VW |
54.348 |
20,2% |
49.535 |
9,7% |
2 |
MERCEDES-BENZ |
26.419 |
9,8% |
24.372 |
8,4% |
3 |
AUDI |
21.032 |
7,8% |
21.668 |
-2,9% |
4 |
BMW |
20.759 |
7,7% |
20.387 |
1,8% |
5 |
FORD |
18.387 |
6,8% |
15.841 |
16,1% |
6 |
OPEL |
17.364 |
6,4% |
17.287 |
0,4% |
7 |
SKODA |
14.904 |
5,5% |
12.712 |
17,2% |
8 |
RENAULT |
9.708 |
3,6% |
7.847 |
23,7% |
9 |
HYUNDAI |
8.314 |
3,1% |
6.379 |
30,3% |
10 |
SEAT |
7.741 |
2,9% |
6.224 |
24,4% |
11 |
TOYOTA |
6.937 |
2,6% |
5.071 |
36,8% |
12 |
PEUGEOT |
5.805 |
2,2% |
4.345 |
33,6% |
13 |
DACIA |
5.795 |
2,2% |
4.485 |
29,2% |
14 |
MAZDA |
5.750 |
2,1% |
4.974 |
15,6% |
15 |
KIA |
5.189 |
1,9% |
3.691 |
40,6% |
16 |
NISSAN |
4.788 |
1,8% |
4.948 |
-3,2% |
17 |
FIAT |
4.580 |
1,7% |
5.147 |
-11,0% |
18 |
MINI |
3.624 |
1,3% |
3.086 |
17,4% |
19 |
MITSUBISHI |
3.374 |
1,3% |
3.124 |
8,0% |
20 |
SMART |
3.048 |
1,1% |
2.487 |
22,6% |
... |
... |
... |
... |
... |
|
|
TOTAL |
269.429 |
... |
241.399 |
11,6% |
|
ACUMULADO |
269.429 |
... |
241.399 |
11,6% |
Fontes: KBA / Best Selling Cars Blog
Galeria: Volkswagen Golf 2017
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em novembro?
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Honda WR-V ou Toyota Yaris Cross: o que esperar deste embate em 2025
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Qual é o legado que Carlos Tavares deixou para a Stellantis?