Nissan promete revolucionar interior de seus carros para 'era autônoma'
Nova empreitada será iniciada em 2020 com inspiração no conceito IMx SUV
Além do visual externo, cada vez mais alinhado com tendências futuristas, a chegada dos autônomos também deve modificar profundamente as soluções aplicadas no interior dos veículos. Ciente disso, a Nissan diz que já está preparada para esta nova empreitada e que a partir de 2020 mudará radicalmente o habitáculo de seus modelos. "Antes, a concorrência era pequena, mas agora é muito maior, então a aparência é mais importante. Tesla já está aqui, então nós temos que competir", disse o chefe do centro de design europeu da marca, Mamoru Aoki.
O executivo avalia que, como ficarão a todo tempo no carro sem dirigir, os futuros clientes estarão bem mais atentos à qualidade do interior e se tornarão mais exigentes nesse quesito. Além disso, autônomos e elétricos demandam menos espaço no cofre do motor, e isso resultará diretamente na ampliação do habitáculo. "O piso poderá ser plano e o painel mudará significativamente, pois o sistema de ar condicionado poderá preencher o espaço normalmente ocupado pelo compartimento do motor", explicou Aoki.
Os primeiros resultados dessa nova estratégia forma vistos no final do ano passado no conceito IMx, revelado no Salão de Tóquio. O modelo apresentava design relativamente simples, mas com materiais de altíssima qualidade e referências diretas à cultura japonesa. A versão de produção chegará ao mercado dentro de dois anos.
"O mundo é muito pequeno. Todo fabricante de automóveis está encontrando as mesmas influências e tornando os carros cada vez mais parecidos. Nos próximos 10 anos, eu quero colocar a Nissan um pouco mais acima de todos as outras marcas em termos de percepção", concluiu Aoki.
Fotos: Divulgação
Galeria: Nissan IMx Concept
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Versa e Sentra crescem até 72% e salvam vendas da Nissan nos EUA
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Honda quer expulsar a Renault da fusão com a Nissan, diz relatório
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Honda passa na frente da Mitsubishi e planeja ter SUV da Nissan
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Fusão Honda-Nissan: agências vêem ação como positiva, mas arriscada