Seguindo os passos do arquirrival Volkswagen Virtus (que alcançou 5 estrelas nos testes realizados em janeiro), o Fiat Cronos também promete desempenho acima da média nas provas do Latin NCAP. Em entrevista concedida recentemente, o diretor de desenvolvimento da FCA, Claudio Demaria, adiantou que o sedã produzido na Argentina terá comportamento exemplar levando em conta a estrutura da carroceria. "O que posso dizer é que a estrutura alcançará pontuação máxima", afirmou.
Mesmo não podendo conquistar o total de 5 estrelas por não trazer o controle de estabilidade de série, o Cronos se sairá muito bem nos testes, segundo Demaría. O carro foi desenvolvido seguindo altos padrões de segurança e terá na qualidade da montagem um grande diferencial diante da concorrência. "Ampliamos a presença de robôs nas linha de montagem e alcançamos posições de solda praticamente perfeitas", completou. "Três estrelas, pela estrutura, eu garanto tanto para o Cronos quanto para o Argo", disse ele durante evento do Cronos para a mídia brasileira em Córdoba.
Ainda de acordo com o engenheiro, o Cronos adota soluções novas em vários aspectos estruturais que farão a diferença nos testes de impacto. “Temos peças físicas que conseguimos melhorar em cada carro, para que tenha uma performance ainda melhor. Por exemplo, o Cronos segue padrões que o deixam preparado para os protocolos do Latin NCAP de até 2023", afirmou.
Na comparação com o Argo, a carroceria do Cronos é 36,5 cm mais longa (pela presença do balanço traseiro alongado, já que o entre-eixos é o mesmo) e conta com pelo menos 70% de modificações - principalmente em termos de rigidez torcional e suspensão. A plataforma traz diversos elementos em comum, mas recebe um novo nome no sedã: MP-S, ao invés de MP-1.
Cronos na Europa
Presidente da FCA na Argentina, Cristiano Rattazzi afirmou que o Cronos reúne todas as condições para ser exportado até para os mais exigentes mercados da Europa. No entanto, precisará de algumas modificações, como adoção de airbags de cortina e proteção para pedestres.
Fonte: CarsDrive