A Toyota prepara uma nova família de compactos para o Brasil, composta por um hatch e um sedã. O Yaris hatch tem estreia marcada para o segundo semestre deste ano por aqui e já aparece na Ásia. Após ser apresentado com o nome Yaris Activ, o sedã é revelado para os indianos durante o Salão de Nova Déli, mantendo o design da versão tailandesa e equipado com motor 1.5 de 108 cv e câmbio CVT.
A versão sedã do Toyota Yaris utiliza a plataforma global B, com suspensão McPherson na frente e eixo de torção na traseira. Por enquanto, é oferecido somente com o motor 1.5 de 108 cv, acoplado ao câmbio manual de 6 marchas ou o automático do tipo CVT que simula 7 marchas (como o Corolla). A marca já fala de uma versão híbrida para o mercado asiático.
A ideia é se afastar da imagem de carro “emergente” do Etios. Na Ásia, o Yaris vem com 7 airbags de série, freios a disco nas quatro rodas, controle de tração e estabilidade e monitoramento de pressão dos pneus. Recebe cinco estrelas no teste de colisão do NCAP asiático. Segundo Takatomo Suzuki, engenheiro-chefe do Yaris, um dos focos no desenvolvimento do modelo indiano foi deixar a cabine o mais silenciosa possível em comparação com as demais versões.
O design exterior é bem diferente do Etios. Mais moderno, tem uma grade enorme que vai até a parte de baixo do para-choque. O interior é um pouco mais conservador. Temos ar-condicionado digital com comandos por tela sensível ao toque e central multimídia, como é esperado de um carro deste segmento. Uma curiosidade é a pouca quantidade de botões. O painel de instrumentos aposta em uma linha diferente, com uma tela para o computador de bordo que invade parte do velocímetro.
O novo Yaris, até agora confirmado pela Toyota do Brasil somente na versão hatch, será produzido em Sorocaba (SP), com estreia prevista para o segundo semestre deste ano. Será posicionado acima do Etios, enquanto o sedã ficaria entre o Etios Sedan e Corolla. Irá reaproveitar o motor 1.5 de 108 cv do Etios, que já é produzido Porto Feliz (SP).
Fotos: Autocar India
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Depois de 17 anos, Renault Logan dá adeus; é o fim?
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
Hongqi Guoya: os detalhes do novo 'Rolls-Royce chinês'
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Citroën apresenta novos C4 e C4x reestilizados no Salão de Paris
GWM lança Haval H6 na Argentina com 2.0 turbo e sem eletrificação
Furacão Milton: Donos de supercarros estão desesperados