Em meio a tantos boatos sobre o futuro de alguns modelos, a Ford prepara um anúncio de como será sua nova linha. Jim Hackett, CEO da marca, afirma que irá revelar os detalhes neste ano, embora não tenha dito quando. A fabricante irá focar mais nos SUVs, reduzindo a oferta de outras carrocerias – o que bota lenha na fogueira sobre o possível fim do sedã Fusion.
A revelação de que a Ford irá reduzir sua linha foi feita durante a apresentação do desempenho da marca em 2017 para os acionistas. No dia 17 de janeiro, a Ford disse que iria realizar cortes, reduzindo a quantidade de variantes para um único carro. A fabricante quer melhorar sua margem de lucros tornando-se mais enxuta, sem investir demais em muitos modelos.
Segundo o site Automotive News Europe, executivos dizem que a Ford irá trabalha sob a filosofia “carros inteligentes para um mundo inteligente”. Será feito o corte de US$ 14 bilhões em custos, simplificando os produtos e montando uma linha de modelos nos segmentos com maior margem de lucros para diversas partes do mundo. Um deles será o dos SUVs de desempenho e “carros off-road autênticos”, como adiantado por Jim Farley, presidente de mercados globais. A empresa espera aumentar a participação dos SUVs em sua linha em 10% nos próximos dois anos, enquanto as demais carrocerias serão reduzidas em 10%.
Bob Shanks, CFO da Ford, disse na última quarta-feira que a empresa não é tão enxuta quanto suas rivais e isso fez com que ficasse 8% abaixo da meta de para 2017. O lucro bruto da Ford caiu para US$ 8,4 bilhões em 2017, 19% menos, o que fez com que o lucro líquido fosse reduzido de 6,7% para 5%.
Shanks acredita que a Ford irá voltar a lucrar com a renovação de sua linha. A marca prepara o lançamento de 23 modelos globais neste ano, contra os 11 de 2016. O principal será a nova geração do Focus, prevista para estrear em março, durante o Salão de Genebra (Suíça).
Fonte: Automotive News Europe
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova Ranger Super Duty vem aí: Ford divulga teaser e confirma estreia
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Ford Capri EV terá produção reduzida após 'estreia amarga' no mercado
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Ford aumenta produção e contrata para fábrica da Ranger na Argentina
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Novo Ford Equator: irmão maior do Territory ganha versão híbrida de 367 cv