Aumento de domínio do líder na faixa de entrada, troca de posições na faixa superior, um luxuoso alemão registrando o maior crescimento entre os modelos mais caros. Confira agora todos os destaques de 2017 entre os sedãs Premium.
SEDÃS MÉDIOS
As vendas de sedãs médios premium perderam espaço em 2017. Foram menos de 14 mil unidades registradas, 7,2% abaixo de 2016. O que não mudou foi o Classe C em destaque. Líder pelo 3º ano consecutivo, o Mercedes foi o preferido por 4.883 consumidores e atingiu quase 35% de participação de mercado – somados, todos os modelos da marca alemã nas duas categorias responderam por quase 40% de tudo o que foi vendido.
Em baixa de 11,2%, o BMW Série 3 (3.396) viu a desvantagem em relação ao rival crescer para quase 1,5 mil unidades, contra pouco mais de 600 unidades no ano anterior. Mas a pior situação foi do Audi A3 Sedan (2.819), com retração de quase 24%, que viu a diferença para o Classe C superar as duas mil unidades.
Mesmo com nova geração, o Audi A4 (1.072) não saiu do quarto lugar, mas pelo menos foi o único entre os cinco primeiros a crescer na casa dos dois dígitos (+12,1%). O Mercedes CLA (598) manteve a quinta posição, mas desta vez com bem menos folga em relação ao Audi A5 (456).
Único a registrar avanço em 2016, o Jaguar XE (364) também perdeu espaço (-22,6%). Nono colocado na última lista, o BMW Série 4 ampliou suas vendas em mais de 50% e deixou para o Volvo S60 (150), em baixa superior a 40%, a inglória lanterna, já que o Lexus IS250 encerrou 2017 sem um único emplacamento.
Sedãs Médios Premium |
|||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2017 |
% TOTAL 2017 |
TOTAL 2016 |
% TOTAL 2016 |
% VARIAÇÃO 17/16 |
POS. 2016 |
1º |
MERCEDES-BENZ CLASSE C |
4883 |
34,89% |
4485 |
29,74% |
8,87% |
1º |
2º |
BMW SÉRIE 3 |
3396 |
24,27% |
3824 |
25,36% |
-11,19% |
2º |
3º |
AUDI A3 SEDÃ |
2819 |
20,14% |
3683 |
24,42% |
-23,46% |
3º |
4º |
AUDI A4 |
1072 |
7,66% |
956 |
6,34% |
12,13% |
4º |
5º |
MERCEDES-BENZ CLA |
598 |
4,27% |
750 |
4,97% |
-20,27% |
5º |
6º |
AUDI A5 |
456 |
3,26% |
487 |
3,23% |
-6,37% |
6º |
7º |
JAGUAR XE |
364 |
2,60% |
470 |
3,12% |
-22,55% |
7º |
8º |
BMW SÉRIE 4 |
257 |
1,84% |
171 |
1,13% |
50,29% |
9º |
9º |
VOLVO S60 |
150 |
1,07% |
253 |
1,68% |
-40,71% |
8º |
|
|
13995 |
100,00% |
15079 |
100,00% |
-7,19% |
|
SEDÃS GRANDES
A faixa mais sofisticada teve um novo líder em 2017. Preferido dos (ricos) consumidores da categoria em 2015, a nova geração do BMW Série 5 (367) praticamente triplicou as vendas do ano anterior e assumiu a ponta com mais de 35% de participação de mercado.
Mais vendido em três dos últimos cinco anos (2013, 2014 e 2016), o Mercedes Classe E (330) caiu para segundo, mas bem próximo do rival. Vice-líder em 2016, o Audi A6 recuou quase 55%, mas completou seu segundo ano seguido no pódio.
Além do líder, o outro grande destaque do segmento foi o Porsche Panamera (72), cuja alta nas vendas (+243%), a maior das duas categorias, permitiu ao mais luxuoso modelo da marca alemã saltar da 12ª posição para o quarto lugar. O Jaguar XF (43), quarto em 2016, perdeu mais da metade de seus compradores e caiu para quinto.
Muito próximo do Audi A7 (33), o BMW Série 7 (31) avançou quase 15% e emplacou praticamente o dobro do arquirrival Mercedes Classe S (17), que caiu do quinto para o oitavo lugar graças a uma retração de mais de 70%. Também em ano fraco, o Mercedes CLS (16) – cuja nova geração já foi apresentada – por pouco não perde o nono lugar para o Audi A8 (13).
Sedãs Grandes Premium |
|||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2017 |
% TOTAL 2017 |
TOTAL 2016 |
% TOTAL 2016 |
% VARIAÇÃO 17/16 |
POS. 2016 |
1º |
BMW SÉRIE 5 |
367 |
35,22% |
125 |
12,66% |
193,60% |
3º |
2º |
MERCEDES-BENZ CLASSE E |
330 |
31,67% |
252 |
25,53% |
30,95% |
1º |
3º |
AUDI A6 |
84 |
8,06% |
185 |
18,74% |
-54,59% |
2º |
4º |
PORSCHE PANAMERA |
72 |
6,91% |
21 |
2,13% |
242,86% |
12º |
5º |
JAGUAR XF |
43 |
4,13% |
96 |
9,73% |
-55,21% |
4º |
6º |
AUDI A7 |
33 |
3,17% |
34 |
3,44% |
-2,94% |
9º |
7º |
BMW SÉRIE 7 |
31 |
2,98% |
27 |
2,74% |
14,81% |
10º |
8º |
MERCEDES-BENZ CLASSE S |
17 |
1,63% |
63 |
6,38% |
-73,02% |
5º |
9º |
MERCEDES-BENZ CLS |
16 |
1,54% |
48 |
4,86% |
-66,67% |
6º |
10º |
AUDI A8 |
13 |
1,25% |
23 |
2,33% |
-43,48% |
11º |
11º |
LEXUS ES350 |
11 |
1,06% |
44 |
4,46% |
-75,00% |
7º |
12º |
JAGUAR XJ |
6 |
0,58% |
8 |
0,81% |
-25,00% |
15º |
13º |
MASERATI GHIBLI |
5 |
0,48% |
5 |
0,51% |
0,00% |
18º |
14º |
KIA QUORIS |
4 |
0,38% |
7 |
0,71% |
-42,86% |
16º |
15º |
VW CC |
4 |
0,38% |
36 |
3,65% |
-88,89% |
8º |
16º |
BMW SÉRIE 6 |
2 |
0,19% |
8 |
0,81% |
-75,00% |
14º |
17º |
HYUNDAI GENESIS |
2 |
0,19% |
3 |
0,30% |
-33,33% |
19º |
18º |
MASERATI QUATTROPORTE |
1 |
0,10% |
2 |
0,20% |
-50,00% |
20º |
19º |
ROLLS-ROYCE PHANTOM |
1 |
0,10% |
0 |
0,00% |
- |
- |
|
|
1042 |
100,00% |
987 |
100,00% |
5,57% |
|
EM DEZEMBRO
O Série 3 completou três meses consecutivos como líder na faixa de entrada. Em alta de quase 4% sobre 2016, o BMW emplacou 361 unidades e abriu um pouco mais de vantagem sobre o Audi A3 Sedan (288), mesmo com um avanço de quase 60%.
O Classe C foi novamente o ponto negativo. Com 205 unidades, o líder em 2017 fechou o último mês do ano perdendo quase 60% de seus compradores. O A5, por sua uma vez, foi o destaque da Audi: com 138 emplacamentos, o modelo novamente deixou o A4 (125) para trás graças ao seu desempenho mais forte desde 2009, ano de lançamento no país.
Mercedes CLA (60) e Jaguar XE (49), este em seu melhor mês desde março de 2016 (60), repetiram as posições de novembro. Lanterna no último ranking, o Volvo S60 (12) trocou de lugar com o BMW Série 4 (10), ambos com quedas superiores a 33% nos últimos doze meses.
Sedãs Médios Premium |
||||||||
POS. |
MODELO |
DEZ/17 |
NOV/17 |
DEZ/16 |
% DEZ 17 |
% NOV 17 |
VARIAÇÃO DEZ/NOV |
VARIAÇÃO 2017/2016 |
1º |
BMW SÉRIE 3 |
361 |
281 |
345 |
28,93% |
29,24% |
28,47% |
4,64% |
2º |
AUDI A3 SEDÃ |
288 |
214 |
184 |
23,08% |
22,27% |
34,58% |
56,52% |
3º |
MERCEDES-BENZ CLASSE C |
205 |
204 |
483 |
16,43% |
21,23% |
0,49% |
-57,56% |
4º |
AUDI A5 |
138 |
97 |
4 |
11,06% |
10,09% |
42,27% |
3350,00% |
5º |
AUDI A4 |
125 |
70 |
150 |
10,02% |
7,28% |
78,57% |
-16,67% |
6º |
MERCEDES-BENZ CLA |
60 |
63 |
71 |
4,81% |
6,56% |
-4,76% |
-15,49% |
7º |
JAGUAR XE |
49 |
16 |
32 |
3,93% |
1,66% |
206,25% |
53,13% |
8º |
VOLVO S60 |
12 |
7 |
18 |
0,96% |
0,73% |
71,43% |
-33,33% |
9º |
BMW SÉRIE 4 |
10 |
9 |
22 |
0,80% |
0,94% |
11,11% |
-54,55% |
|
|
1248 |
961 |
1309 |
100,00% |
100,00% |
29,86% |
-4,66% |
Após meio ano seguido na liderança da faixa mais sofisticada, o BMW Série 5 (29) perdeu a posição de honra para o Mercedes Classe E (35), em seu melhor desempenho no 2º semestre. O grande destaque, no entanto, foi outro alemão. O Porsche Panamera, com 21 unidades, não vendia tanto desde dezembro de 2011 (27).
Repetindo as mesmas 10 unidades de 2016, o Audi A6 caiu para o quarto lugar, mas com boa folga sobre um Mercedes Classe S (3) em seu melhor momento no ano. Com o Audi A8 (2) em sétimo, BMW Série 7 e Jaguar XF dividiram a última posição com um emplacamento cada.
Sedãs Grandes Premium |
||||||||
POS. |
MODELO |
DEZ/17 |
NOV/17 |
DEZ/16 |
% DEZ 17 |
% NOV 17 |
VARIAÇÃO DEZ/NOV |
VARIAÇÃO 2017/2016 |
1º |
MERCEDES-BENZ CLASSE E |
35 |
29 |
33 |
34,31% |
25,44% |
20,69% |
6,06% |
2º |
BMW SÉRIE 5 |
29 |
49 |
8 |
28,43% |
42,98% |
-40,82% |
262,50% |
3º |
PORSCHE PANAMERA |
21 |
13 |
4 |
20,59% |
11,40% |
61,54% |
425,00% |
4º |
AUDI A6 |
10 |
18 |
10 |
9,80% |
15,79% |
-44,44% |
0,00% |
5º |
MERCEDES-BENZ CLASSE S |
3 |
0 |
4 |
2,94% |
0,00% |
- |
-25,00% |
6º |
AUDI A8 |
2 |
2 |
5 |
1,96% |
1,75% |
0,00% |
-60,00% |
7º |
BMW SÉRIE 7 |
1 |
1 |
1 |
0,98% |
0,88% |
0,00% |
0,00% |
8º |
JAGUAR XF |
1 |
2 |
6 |
0,98% |
1,75% |
-50,00% |
-83,33% |
|
|
102 |
114 |
71 |
100,00% |
100,00% |
-10,53% |
43,66% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
Disputa acirrada e Compass em alta: os mais vendidos no final de outubro
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Alemanha: VW Tiguan lidera vendas pela 1ª vez em sua terra natal