As vendas de SUVs /crossovers compactos cresceram acima de 37% em 2017, a ponto de o segmento se tornar o segundo mais importante do mercado brasileiro (só perde para os hatches de entrada). No acumulado, o Honda HR-V chegou ao terceiro ano consecutivo como o preferido dos brasileiros.
Com 47.775 emplacamentos, no entanto, o Honda recuou mais de 14% e perdeu quase 8 mil compradores no período. Mais do que isso, viu a chegada de um forte concorrente na briga pela ponta em 2018: em seu primeiro ano, o Hyundai Creta superou as expectativas da marca sul-coreana e registrou 41.625 unidades.
Vice-líder em 2016, o Jeep Renegade (38.334) sentiu a concorrência interna do Compass e perdeu fôlego – foram aproximadamente 13 mil unidades a menos nos últimos 12 meses –, caindo para terceiro. Além disso, já começa a enxergar no Nissan Kicks (33.464) aquele que será mais provavelmente o seu grande adversário pelo pódio ao longo do ano.
Reestilizado no ano passado, o Ford Ecosport (31.195), embora tenha caído da terceira para a quinta posição, aumentou suas vendas em 11%. Para o Duster a situação foi diferente: com nova geração prevista para chegar ao mercado nacional apenas em 2019 (além da rivalidade interna com o Captur), o Renault recuou mais de 30% e encerrou 2017 com 17.640 unidades, cerca de 2,3 mil unidades à frente do estreante Honda WR-V (15.353).
Também novato, o Renault Captur (13.742) ficou longe das expectativas de vendas da marca francesa e por pouco não foi superado pelo renovado Chevrolet Tracker (12.136) na disputa pelo oitavo lugar, este último em alta superior a 40%. Coadjuvante, o Peugeot 2008 (10.571) caiu da sexta para a décima posição.
Da 11ª posição em diante nenhum modelo superou as 2,3 mil unidades vendidas. O destaque ficou por conta da briga acirrada entre Lifan X60 (2.268) e JAC T5 (2.152) pela primeira posição fora do top 10. Logo atrás do Jimny (2.032), o Suzuki Vitara (1.541) mais do que dobrou o resultado de 2016. Com apenas 23 emplacamentos, o Chery Tiggo foi o lanterna da lista.
SUVs / Crossovers I | |||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2017 | % TOTAL 2017 | TOTAL 2016 | % TOTAL 2016 | % VARIAÇÃO 17/16 | POS. 2016 |
1º | HONDA HR-V | 47775 | 17,45% | 55758 | 27,98% | -14,32% | 1º |
2º | HYUNDAI CRETA | 41625 | 15,21% | 0 | 0,00% | - | - |
3º | JEEP RENEGADE | 38334 | 14,00% | 51588 | 25,89% | -25,69% | 2º |
4º | NISSAN KICKS | 33464 | 12,23% | 10712 | 5,38% | 212,40% | 5º |
5º | FORD ECOSPORT | 31195 | 11,40% | 28105 | 14,10% | 10,99% | 3º |
6º | RENAULT DUSTER | 17640 | 6,44% | 25373 | 12,73% | -30,48% | 4º |
7º | HONDA WR-V | 15353 | 5,61% | 0 | 0,00% | - | - |
8º | RENAULT CAPTUR | 13742 | 5,02% | 0 | 0,00% | - | - |
9º | CHEVROLET TRACKER | 12136 | 4,43% | 8558 | 4,29% | 41,81% | 7º |
10º | PEUGEOT 2008 | 10571 | 3,86% | 10692 | 5,37% | -1,13% | 6º |
11º | LIFAN X60 | 2268 | 0,83% | 2037 | 1,02% | 11,34% | 8º |
12º | JAC T5 | 2152 | 0,79% | 923 | 0,46% | 133,15% | 12º |
13º | SUZUKI JIMNY | 2032 | 0,74% | 1503 | 0,75% | 35,20% | 9º |
14º | SUZUKI VITARA | 1841 | 0,67% | 858 | 0,43% | 114,57% | 13º |
15º | TROLLER T4 | 1541 | 0,56% | 1453 | 0,73% | 6,06% | 10º |
16º | JAC T40 | 1093 | 0,40% | 0 | 0,00% | - | - |
17º | SUZUKI SCROSS | 651 | 0,24% | 994 | 0,50% | -34,51% | 11º |
18º | KIA SOUL | 290 | 0,11% | 381 | 0,19% | -23,88% | 14º |
19º | CHERY TIGGO | 23 | 0,01% | 353 | 0,18% | -93,48% | 15º |
|
| 273726 | 100,00% | 199288 | 100,00% | 37,35% |
|
Em dezembro
Se em novembro a disputa pela ponta foi a mais acirrada do ano, em dezembro o Creta não deu chances aos rivais. Com 5.099 unidades, seu novo recorde de vendas, o Hyundai abriu mais de 800 unidades de vantagem sobre o Honda HR-V (4.267).
O Nissan Kicks, com 3.713 unidades, completou o pódio com crescimento de quase 40% em relação ao último mês de 2016. Em baixa de 16,4%, o Jeep Renegade (3.345) ficou sob ameaça do Ecosport (3.193) na disputa pelo quarto lugar. Este foi o quarto mês consecutivo em que o Ford emplacou mais de 3 mil unidades.
Sétimo em novembro, o Renault Captur subiu uma posição no mês em que, assim como o Creta, registrou o seu melhor desempenho desde o lançamento (2.105). O Tracker (2.074) também teve motivos para comemorar: a última vez que o Chevrolet produzido no México havia superado a barreira das 2 mil unidades foi em janeiro de 2014 (2.571).
Oitavo, o Renault Duster (1.930) recuou quase 21% sobre 2016, mas teve o seu desempenho mais consistente desde março (2.089). O Honda WR-V (1.378), por sua vez, não vendia tão pouco desde março (692), quando oficialmente começou a ser comercializado. Em 10º, o Peugeot 2008 (826) caiu para o nível mais baixo desde abril.
Em seu quarto mês de mercado, o JAC T40 (482) também atingiu seu recorde de vendas. Na sequência, o Lifan X60 (341) teve incremento de quase 93%. Uma situação, no entanto, permaneceu igual a novembro: o Kia Soul foi o lanterna, com apenas duas unidades vendidas em todo o país.
SUVs / Crossovers I | ||||||||
POS. | MODELO | DEZ/17 | NOV/17 | DEZ/16 | % DEZ 17 | % NOV 17 | VARIAÇÃO DEZ/NOV | VARIAÇÃO 2017/2016 |
1º | HYUNDAI CRETA | 5099 | 4164 | 0 | 17,31% | 15,34% | 22,45% | - |
2º | HONDA HR-V | 4267 | 4095 | 4325 | 14,48% | 15,09% | 4,20% | -1,34% |
3º | NISSAN KICKS | 3713 | 4041 | 2660 | 12,60% | 14,89% | -8,12% | 39,59% |
4º | JEEP RENEGADE | 3345 | 3423 | 3999 | 11,35% | 12,61% | -2,28% | -16,35% |
5º | FORD ECOSPORT | 3193 | 3217 | 2268 | 10,84% | 11,85% | -0,75% | 40,78% |
6º | RENAULT CAPTUR | 2105 | 1669 | 0 | 7,15% | 6,15% | 26,12% | - |
7º | CHEVROLET TRACKER | 2074 | 1190 | 800 | 7,04% | 4,38% | 74,29% | 159,25% |
8º | RENAULT DUSTER | 1930 | 1754 | 2442 | 6,55% | 6,46% | 10,03% | -20,97% |
9º | HONDA WR-V | 1378 | 1485 | 0 | 4,68% | 5,47% | -7,21% | - |
10º | PEUGEOT 2008 | 826 | 947 | 1086 | 2,80% | 3,49% | -12,78% | -23,94% |
11º | JAC T40 | 482 | 241 | 0 | 1,64% | 0,89% | 100,00% | - |
12º | LIFAN X60 | 341 | 295 | 177 | 1,16% | 1,09% | 15,59% | 92,66% |
13º | SUZUKI VITARA | 187 | 139 | 99 | 0,63% | 0,51% | 34,53% | 88,89% |
14º | SUZUKI JIMNY | 183 | 212 | 138 | 0,62% | 0,78% | -13,68% | 32,61% |
15º | TROLLER T4 | 165 | 128 | 153 | 0,56% | 0,47% | 28,91% | 7,84% |
16º | JAC T5 | 129 | 88 | 176 | 0,44% | 0,32% | 46,59% | -26,70% |
17º | SUZUKI SCROSS | 42 | 48 | 88 | 0,14% | 0,18% | -12,50% | -52,27% |
18º | KIA SOUL | 2 | 5 | 41 | 0,01% | 0,02% | -60,00% | -95,12% |
|
| 29461 | 27141 | 18452 | 100,00% | 100,00% | 8,55% | 59,66% |
Fonte: Fenabrave
Fotos: arquivo Motor1.com e divulgação