Crescimento de vendas nos dois segmentos, líder geral em queda, campeã entre as maiores consolidando uma evolução iniciada em 2016. Confira agora todos os destaques de 2017 entre as picapes.
Líder inconteste e sem motivos para grandes comemorações. A Strada encerrou 2017 com 48,9% de participação de mercado, contra quase 55% do ano anterior. Além disso, as 54.870 unidades vendidas representaram uma queda de quase 8% e o pior resultado da Fiat desde março de 2007 (61.331) – entre 2010 e 2014, o modelo sempre superou a barreira das 100 mil unidades anuais.
Com a líder sendo a única do ranking a perder espaço no ano passado, a VW Saveiro (42.438), por sua vez, reduziu para pouco mais de 12 mil unidades uma desvantagem que havia sido de quase 26 mil em 2016.
Praticamente estável nos últimos doze meses, a Chevrolet Montana fechou o pódio perto das 15 mil unidades (14.872). Além do trio, apenas Hafei Mini (9) e a “finada” Ford Courier (2) emplacaram pelo menos uma unidade.
Picapes Pequenas |
|||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2017 |
% TOTAL 2017 |
TOTAL 2016 |
% TOTAL 2016 |
% VARIAÇÃO 17/16 |
POS. 2016 |
1º |
FIAT STRADA |
54870 |
48,91% |
59449 |
54,96% |
-7,70% |
1º |
2º |
VW SAVEIRO |
42438 |
37,83% |
33950 |
31,39% |
25,00% |
2º |
3º |
CHEVROLET MONTANA |
14872 |
13,26% |
14769 |
13,65% |
0,70% |
3º |
4º |
HAFEI MINI |
9 |
0,01% |
2 |
0,00% |
350,00% |
4º |
5º |
FORD COURIER |
2 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
|
|
112191 |
100,00% |
108170 |
100,00% |
3,72% |
|
MÉDIAS / GRANDES
Em seu segundo ano completo no mercado, a Fiat Toro (50.723) cresceu quase 23% sobre 2016 e ampliou para mais de 16 mil unidades a sua vantagem em relação à Toyota Hilux (34.368) – no ano anterior, a diferença fora de pouco mais de 7 mil unidades.
Líder do segmento até 2015, a Chevrolet S10 (30.438) repetiu o terceiro lugar de 2016, mas desta vez com uma desvantagem menor em relação à rival japonesa. Avançando quase 13% no período, a Ford Ranger (17.830) não vendia tanto desde 2014 (24.134).
Sétima no último ranking, a Amarok (11.967) foi quem mais cresceu dentre as primeiras colocadas. A alta de pouco mais de 30% permitiu à picape da VW voltar ao top 5, destronando a Renault Duster Oroch (11.047), que perdeu quase ¼ de seus compradores.
Vendendo apenas três unidades a mais do que em 2016, a Mitsubishi L200 (9.946) caiu para o sétimo lugar, mas vendendo mais do que o dobro da Nissan Frontier (4.057). Do oitavo lugar em diante a líder foi a Lifan Foison (380), seguida de perto pela Ram 2500 (332), ambas com fortes retrações.
Picapes Médias / Grandes |
|||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2017 |
% TOTAL 2017 |
TOTAL 2016 |
% TOTAL 2016 |
% VARIAÇÃO 17/16 |
POS. 2016 |
1º |
FIAT TORO |
50723 |
29,63% |
41283 |
26,50% |
22,87% |
1º |
2º |
TOYOTA HILUX |
34368 |
20,08% |
34031 |
21,84% |
0,99% |
2º |
3º |
CHEVROLET S10 |
30438 |
17,78% |
26558 |
17,05% |
14,61% |
3º |
4º |
FORD RANGER |
17830 |
10,42% |
15812 |
10,15% |
12,76% |
4º |
5º |
VW AMAROK |
11967 |
6,99% |
9173 |
5,89% |
30,46% |
7º |
6º |
RENAULT DUSTER OROCH |
11047 |
6,45% |
14245 |
9,14% |
-22,45% |
5º |
7º |
MITSUBISHI L200 |
9946 |
5,81% |
9943 |
6,38% |
0,03% |
6º |
8º |
NISSAN FRONTIER |
4057 |
2,37% |
3605 |
2,31% |
12,54% |
8º |
9º |
LIFAN FOISON |
380 |
0,22% |
554 |
0,36% |
-31,41% |
9º |
10º |
RAM 2500 |
332 |
0,19% |
457 |
0,29% |
-27,35% |
10º |
11º |
RELY PICK-UP |
24 |
0,01% |
77 |
0,05% |
-68,83% |
11º |
12º |
HAFEI RUIYI |
22 |
0,01% |
16 |
0,01% |
37,50% |
12º |
13º |
FORD F150 / F250 |
18 |
0,01% |
2 |
0,00% |
800,00% |
16º |
14º |
AGRALE MARRUÁ |
7 |
0,00% |
15 |
0,01% |
-53,33% |
14º |
15º |
EFFA START PICK UP |
6 |
0,00% |
21 |
0,01% |
-71,43% |
13º |
16º |
EFFA PLUTUS |
2 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
17º |
TOYOTA TACOMA |
2 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
18º |
CHEVROLET SILVERADO |
1 |
0,00% |
1 |
0,00% |
0,00% |
18º |
|
|
171170 |
100,00% |
155793 |
100,00% |
9,87% |
|
Apenas três modelos emplacaram pelo menos uma unidade pelo quarto mês consecutivo. Responsável por quase 60% de participação de mercado, a Fiat Strada (6.903) cresceu quase 40% em relação a 2016 graças ao seu melhor resultado em 2017.
Com uma desvantagem de quase 3,7 mil unidades em relação à Strada, a VW Saveiro (3.275), no entanto, registrou alta próxima dos 45%. Terceira colocada, a Chevrolet Montana (1.788) não vendia tanto há exatos doze meses, mesmo tendo sido a única das três a perder espaço no período.
Picapes Pequenas |
||||||||
POS. |
MODELO |
DEZ/17 |
NOV/17 |
DEZ/16 |
% DEZ 17 |
% NOV 17 |
VARIAÇÃO DEZ/NOV |
VARIAÇÃO 2017/2016 |
1º |
FIAT STRADA |
6903 |
5295 |
4975 |
57,69% |
52,04% |
30,37% |
38,75% |
2º |
VW SAVEIRO |
3275 |
3614 |
2262 |
27,37% |
35,52% |
-9,38% |
44,78% |
3º |
CHEVROLET MONTANA |
1788 |
1266 |
2006 |
14,94% |
12,44% |
41,23% |
-10,87% |
|
|
11966 |
10175 |
9243 |
100,00% |
100,00% |
17,60% |
29,46% |
Única do top 5 a recuar sobre 2016 (-20%), a Fiat Toro (4.229) sofreu a maior ameaça à sua liderança nos últimos meses, apenas 210 unidades à frente da Toyota Hilux (4.019). Repetindo o terceiro lugar de novembro, a Chevrolet S10 (2.996) só não superou em 2017 as 3.012 unidades de junho.
O encerramento do ano promoveu também o recorde de vendas da Ford Ranger (2.459) desde janeiro de 2002, o último mês com dados oficiais ainda disponibilizados pela Fenabrave, superando as 2.421 unidades de agosto de 2013. Em alta de mais de 50%, a VW Amarok fechou dezembro com 1.317 unidades.
Enquanto Renault Duster Oroch (1.133) e Mitsubishi L200 (834) recuaram pelo menos 13% cada, a Nissan Frontier (446) avançou quase 25% e registrou um de seus melhores resultados desde o lançamento da nova geração. As demais adversárias, somadas, emplacaram apenas 47 unidades, das quais 37 unidades apenas da Lifan Foison.
Picapes Médias / Grandes |
||||||||
POS. |
MODELO |
DEZ/17 |
NOV/17 |
DEZ/16 |
% DEZ 17 |
% NOV 17 |
VARIAÇÃO DEZ/NOV |
VARIAÇÃO 2017/2016 |
1º |
FIAT TORO |
4229 |
3950 |
5288 |
24,19% |
26,59% |
7,06% |
-20,03% |
2º |
TOYOTA HILUX |
4019 |
3112 |
3672 |
22,99% |
20,95% |
29,15% |
9,45% |
3º |
CHEVROLET S10 |
2996 |
2536 |
2707 |
17,14% |
17,07% |
18,14% |
10,68% |
4º |
FORD RANGER |
2459 |
1910 |
1694 |
14,07% |
12,86% |
28,74% |
45,16% |
5º |
VW AMAROK |
1317 |
1083 |
871 |
7,53% |
7,29% |
21,61% |
51,21% |
6º |
RENAULT DUSTER OROCH |
1133 |
1161 |
1308 |
6,48% |
7,82% |
-2,41% |
-13,38% |
7º |
MITSUBISHI L200 |
834 |
772 |
1084 |
4,77% |
5,20% |
8,03% |
-23,06% |
8º |
NISSAN FRONTIER |
446 |
295 |
358 |
2,55% |
1,99% |
51,19% |
24,58% |
9º |
LIFAN FOISON |
37 |
25 |
49 |
0,21% |
0,17% |
48,00% |
-24,49% |
10º |
AGRALE MARRUÁ |
2 |
0 |
0 |
0,01% |
0,00% |
- |
- |
11º |
FORD F150 / F250 |
2 |
2 |
1 |
0,01% |
0,01% |
0,00% |
100,00% |
12º |
HAFEI RUIYI |
2 |
0 |
1 |
0,01% |
0,00% |
- |
100,00% |
13º |
RAM 2500 |
2 |
8 |
30 |
0,01% |
0,05% |
-75,00% |
-93,33% |
14º |
RELY PICK-UP |
2 |
0 |
0 |
0,01% |
0,00% |
- |
- |
|
|
17480 |
14854 |
17063 |
100,00% |
100,00% |
17,68% |
2,44% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
Disputa acirrada e Compass em alta: os mais vendidos no final de outubro
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Alemanha: VW Tiguan lidera vendas pela 1ª vez em sua terra natal