A Chevrolet tem bons motivos para comemorar sua atuação no Brasil. Emplacou o Onix como o carro mais vendido no Brasil em 2017 com ampla folga para o segundo colocado e também foi a marca líder de vendas no país. Agora, celebra o sucesso do sistema OnStar.
Presente em mais de 150.000 veículos no Brasil, o sistema OnStar é oferecido gratuitamente nos seis primeiros meses após a aquisição do veículo. O saldo positivo é que após o término dos primeiros períodos de gratuidade, a permanência já passou a marca de 50 mil assinantes.
Motor1.com conversou Péricles Mosca, Diretor de OnStar para a América do Sul, sobre a receptividade do sistema no Brasil. Mosca destacou que o uso do aplicativo é intenso. Desde que foi disponibilizado, o app já acumula mais de 2,5 milhões de acessos, o que inclui a verificação de informações em tempo real do veículo - como alerta de pressão dos pneus, quilometragem total percorrida, situação do motor, transmissão, freios, emissões e controle de tração e do sistema.
Outro número expressivo é de ligações feitas através do botão OnStar: 2 milhões. Em tempos que muitos atendimentos telefônicos são feitos por robôs, a Chevrolet destaca o atendimento pessoal e personalizado. As ligações incluem solicitações de endereço, como hospedagem ou restaurantes próximos. Há também o monitoramento em rotas, função onde o usuário liga para o Centro de Atendimento OnStar, através do botão central de assistência no retrovisor, e solicita monitoramento durante o seu trajeto e auxílio em caso de necessidades. Da mesma forma, também pode solicitar que seja dado um aviso de chegada ao destino para pessoa indicada pelo usuário (como um familiar que está em outro local, cidade, etc).
Mosca também destacou o índice muito próximo de 100% de recuperação de carros roubados. "Conseguimos localizar todos, mas nem sempre a polícia consegue chegar ao local para efetivar a recuperação por dificuldades de acesso". O executivo também destacou que a recuperação é sempre muita rápida e isso é fundamental para evitar danos maiores. Em um caso citado, uma S10 roubada foi localizada em cima de uma caminhão plataforma já com uma placa do Paraguai. Outros casos citados foram de localização nas primeiras horas dentro de desmanches.
Mas o executivo reforçou que o rastreamento é apenas um dos benefícios do sistema OnStar. Além das funções de emergência, segurança, navegação, concierge 24/7 e diagnóstico remoto, também avançará em parcerias, como o Ipiranga e Sem Parar anunciados em 2017, e futuramente com sistemas inteligentes.
Nos Estados Unidos, a última novidade foi o lançamento da primeira plataforma de comércio da indústria automotiva para reservas on-demand e compras de bens e serviços, o Marketplace. Para deixar mais claro, o Marketplace permite que os clientes façam pedidos de comida, encontrem um posto de gasolina mais próximo para economizar combustível ou faça reservas no restaurante. Por meio de georeferenciamento, notificações simples na tela podem indicar ofertas relevantes ao usuário e possibilitar a compra antecipada, como um café, pizza ou remédios.
O sistema OnStar está há 20 anos nos EUA e é líder global em soluções de segurança conectada, com mais de 7 milhões de usuários ativos no mundo. No Brasil, o OnStar está disponível em toda a linha Chevrolet.
“No Mercosul não é diferente. Em apenas dois anos atingimos uma marca impressionante de mais de 50 mil assinantes. E, em 2017, lançamos parcerias importantes com o Sem Parar e com a Rede Ipiranga, que trazem para esses clientes a comodidade e conectividade que eles buscam. Para esse ano, teremos novas parcerias que trarão ainda mais benefícios para os nossos clientes”, disse Péricles Mosca, diretor de OnStar para a América do Sul.
Planos OnStar
Os planos OnStar são divididos em três categorias:
Plano Safe – foco na proteção de seu veículo e conectividade
- Assistência de recuperação veicular
- Comunicação com os sensores para prevenir furto
- Diagnóstico Remoto
- Diagnóstico Avançado
- Travar/Destravar Portas / Luzes & Buzinas
- Alertas de Segurança como valet, velocidade e movimento
- Siga-Me/Localize-Me
Valor mensal: R$ 50,00
Plano Protect – todos os serviços do plano Safe, além do auxílio em situações de emergência e assistência às pessoas.
- Plano Safe +
- Chamadas de emergência pelo App e botão SOS no veículo
- Bom Samaritano
- Monitoramento em rota
- Resposta automática de acidentes
- Socorro mecânico e elétrico (enquanto durar o serviço Chevrolet Road Service)
- Destino Seguro
Valor mensal: R$ 65,00
O cliente Protect tem acesso aos serviços do Plano Exclusive durante os 03 primeiros meses do período de gratuidade, após este período, para continuar com todos os benefícios do plano Exclusive, o cliente paga R$ 15,00 por mês até o termino do período de cortesia original. Veja abaixo as condições do plano Exclusive e benefícios em relação ao Protect.
Plano Exclusive – além dos serviços do plano Protect, o Exclusive visa também a comodidade e praticidade do cliente. É um plano completo com mais de 20 serviços a disposição do cliente.
- Plano Protect +
- Navegação por setas para alguns modelos da linha
- Envio do destino ao MyLink através do botão OnStar no veículo ou pelo aplicativo
- Informações sobre Pontos de interesse
- Concierge
Valor mensal: R$ 80,00
O cliente pode optar por alterar ou renovar seu plano falando diretamente com um atendente OnStar através do botão central OnStar do veículo, pelo portal na web ou pelo app. As opções de pagamento podem ser por boleto (com condições especiais) ou pagamento por cartão de crédito.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai terá painéis com botões e descarta concentrar tudo nas telas
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
GM: abandonar o Apple CarPlay foi a melhor decisão
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Câmara discute regras para carros autônomos, hoje proibidos no Brasil
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
Hyundai explica câmbio de dupla embreagem do novo Creta e reforça garantia